16/10/2017

WhatsApp Business: conheça as novidades e como utilizá-la a favor do seu negócio


Pensando em se tornar cada vez mais presente no mundo corporativo, o WhatsApp fez mais uma atualização para o mundo dos negócios! 

O Facebook anunciou o lançamento do WhatsApp Business, uma versão para empresas usarem o WhatsApp em seus negócios.

Em 2014, quando o Facebook comprou o WhatsApp, muita gente se questionou sobre qual seria o futuro do mensageiro instantâneo. E, principalmente, como o Facebook iria monetizar esse aplicativo. Após todos esses anos, finalmente tivemos um indicativo sobre isso!


Segundo um comunicado oficial do Facebook, “muitas conexões já estão ocorrendo todos os dias, seja alguém fazendo um pedido com uma padaria local ou olhando novos estilos de uma loja de roupas”.

Mas o Facebook sabe que a maneira como os negócios acontecem hoje dentro do WhatsApp é bem rudimentar. Eles ouviram muitos comerciantes e decidiram lançar uma versão específica para empresas.

A novidade é uma espécie de extensão do aplicativo na versão que nós já conhecemos.

Até o momento o aplicativo ainda está em fase de teste para alguns usuários. O WhatsApp Business foi disponibilizado para alguns "sortudos" na plataforma Google Play e para realizar o download e preciso preencher essa pesquisa e informar todos os dados da sua empresa. Essa é uma maneira de demonstrar seu interesse no programa de testes do WhatsApp. 

Separamos a seguir os pontos mais importantes sobre o WhatsApp Business. Vamos lá:


Novas funcionalidades do WhatsApp Business


PERFIL VERIFICADO

Em comunicado oficial, o Facebook afirma que “sabemos que as empresas têm muitas necessidades diferentes. Por exemplo, eles querem uma presença oficial — um perfil verificado para que as pessoas possam identificar um negócio de outra pessoa — e uma maneira mais fácil de responder às mensagens”.





Este é o ícone que aparecerá

A possibilidade de ter um perfil verificado no WhatsApp está funcionado em um projeto-piloto. Ou seja, apenas alguns perfis experimentais estão recebendo a verificação.

Se você notar um selo verde (ilustrado acima) ao lado do nome de um contato na sua lista, significa que o WhatsApp verificou que o número de telefone deste contato pertence a uma conta comercial.

Essa será a maneira de diferenciar os perfis pessoais e empresariais no WhatsApp.
   

NOVO ÍCONE

O aplicativo tem um ícone diferente com a letra B de Business. Já de cara você vai notar essa diferença.

Isso é interessante porque versão empresarial será um aplicativo separado do WhatsApp normal que você já tem no aparelho. Isso é muito bom para separar seu perfil comercial e pessoal.

TELEFONE FIXO

Com o novo serviço, as companhias podem registrar suas contas com telefones fixos e configurar o perfil público, com verificação semelhante à que já é usada nas redes sociais e informações mais detalhadas do que as previstas hoje no serviço tradicional, como endereço descrição e site do negócio.


PERFIL PARA EMPRESAS

Existem mais opções de configuração dos perfis comerciais.

Além da foto e nome de perfil, também será possível definir a localização, o tipo de empresa, uma descrição do seu negócio, seu e-mail e adicionar seu site.




ESTATÍSTICAS DA SUA CONTA

Com o WhatsApp Business a empresa terá acesso a informações sobre o uso da conta, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e também recebidas.




RESPOSTAS AUTOMÁTICAS 

E uma novidade muito bacana que indica um possível surgimento de robôs para o WhatsApp. Será possível definir respostas automáticas para quando você estiver fora do seu horário de expediente.

É possível incluir emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecemos. Além disso, será possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será disparada.

Também é possível estabelecer horários específicos, via calendário, em que o WhatsApp estará ativo e definir uma resposta automática para os clientes. Você vai adicionar uma mensagem-padrão para os clientes receberem automaticamente caso entrem em contato com você nesse período.




MIGRAÇÃO DE CONVERSAS

Esse será um recursos muito bom para empresas que já utilizam o WhatsApp como ferramenta de atendimento ao cliente. Será possível migrar a sua conta antiga e todas as suas conversas para o novo aplicativo.


O WHATSAPP BUSINESS GRATUITO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Conforme explicado pelo WhatsApp:

“Estamos criando e testando novas ferramentas através de um aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução empresarial para empresas maiores que operam em larga escala com uma base global de clientes, como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. Essas empresas poderão usar nossas soluções para fornecer aos clientes notificações úteis como horários de voo, confirmações de entrega e outras atualizações”.

Note que no comunicado oficial, a empresa diz que o WhatsApp Business terá uma versão gratuita para pequenas empresas, enquanto as companhias maiores terão uma solução empresarial maior (que possivelmente será paga).

O jeito é aguardar, já que o WhatsApp não se pronunciou sobre como essa definição será feita para os perfis.


FUNCIONAMENTO DO WHATSAPP BUSINESS

No vídeo abaixo, você consegue ter uma ideia bem legal de como o WhatsApp Business vai funcionar para as grandes empresas.



No Brasil, estão testando o WhatsApp Business companhias como o banco Itaú, que integrou o aplicativo à sua plataforma de atendimento aos clientes do serviço Personalitté Digital, e a companhia aérea holandesa KLM, que está usando a versão para confirmar reservas de passagens, enviar notificações de check-in, enviar o cartão de embarque ao usuário, etc.

Observe que as notificações são bem parecidas com o estilo do Facebook Messenger — e, inclusive, levam a entender que a possibilidade de usar robôs também pode surgir no WhatsApp.

Agora, nos resta esperar pelo lançamento oficial do aplicativo. Nós estamos super animados com essa nova versão do aplicativo! E você, o que achou? Conta para a gente aqui nos comentários!

Fique atento às novidades que o aplicativo vai oferecer, principalmente se você tem um negócio e utiliza o WhatsApp para se comunicar com os clientes e também para realizar vendas.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: