27/04/2017

Heineken prova que qualquer debate fica melhor com uma cerveja


Uma feminista e um anti-feminista
Um ativista ambiental e um negador do aquecimento global
Uma mulher transgênero e um direitista extremista.

Não é exagero afirma que raramente se viu, em nossa história recente, o mundo tão dividido em posições e opiniões quanto hoje.

E foi ao redor dessas extremidades em tensão que a Heineken decidiu transformar sua nova campanha em um experimento social. 

Será que podemos realmente nos entender com pessoas cujas opiniões diferem grandemente das nossas?

Na nova campanha da marca, “Worlds Apart” (Mundos à Parte), um experimento social foi posto em prática: duas pessoas que não se conhecerem, se reuniram em um galpão para, juntas, montar um móvel.

Porém, o que não sabiam, é que cada um tinha visões extremamente opostas em temáticas polêmicas.

Mas tudo fica melhor com uma cerveja gelada. Pelo menos isso é o que acredita a Heineken.

Uma conversa inicial fez com que elas se aproximassem e criassem empatia uma pelas outras por reconhecerem semelhanças mútuas, colaboração e conversas banais. 

Quando terminaram de montar o móvel (um balcão de bar), a cerveja entrou em cena e foram exibidos vídeos da opinião de cada um com visões totalmente opostas antes da montagem começar. 

Após isso, as duplas tinham a opção de ir embora ou continuar a conversa acompanhada de uma cerveja, a Heineken, claro.

Ninguém foi embora. A maioria decidiu por debater com a cerveja nas mãos e o clima amigável e empático continuava estabelecido.

Uma das duplas estabeleceu um diálogo real (e foi essa dupla que mais entrou no vídeo). Um deles, inclusive, chega a mostrar que mudou de ideia, admitiu que estava errado e combinou de trocar contatos e manter a amizade.

As outras duas duplas riram, brindaram e “concordaram em discordar”.

"Sabemos que nunca vamos concordar com tudo, mas também haverá um terreno comum. Se é 1950, 2017 ou 2027, estar aberto nos permite tirar mais proveito da vida. Faz um mundo um lugar mais interessante e faz com que cada história valha a pena ouvir." diz Cindy Tervoort, chefe de marketing da Heineken.

A criação foi da agência Publicis, de Londres.


Assista (o vídeo está em inglês):


Ainda que o sentido publicitário da campanha esteja evidente, uma coisa é certa: ouvir a quem pensa diferente e permitir que essas diferenças criem novas ideias e não cisões é algo determinante. No final, somos todos humanos e tudo o que realmente queremos é se dar bem.

Bora tomar uma cerveja? 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: