19/04/2017

As 10 marcas mais influentes do Brasil


Os resultados da quinta edição do “The Most Influential Brands” no Brasil foram divulgados no último dia 6 de abril, em São Paulo, por Steve Levy, COO da Ipsos Canadá e idealizador do estudo.

Seguindo tendência global, as empresas de tecnologia dominam a lista das marcas mais influentes do Brasil: mais uma vez, o Google é a marca mais influente entre os brasileiros.

Veja também: 13 projetos do Google em seu aniversário de 18 anos que nem todos conhecem.

"A influência é realmente importante. É difícil de se conquistar, fácil de se perder", declarou Steve Levy.

A pesquisa é realizada em 19 países e avalia as marcas e seu poder de influência no comportamento e cotidiano dos consumidores, de acordo com 57 atributos. Eles medem, por exemplo, se a empresa faz parte do cotidiano dos entrevistados, se entende realmente as necessidades dos consumidores, inspira confiança etc.

Outro foco está em entender como outras cinco grandes dimensões – Liderança e Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social e Engajamento – estão correlacionadas com esta influência.

Globalmente, o desempenho médio das marcas nos principais parâmetros de influência foi: Confiança (25%), Engajamento (27%), Liderança e Inovação (23%), Responsabilidade Social (21%) e Presença (4%).

No Brasil, o levantamento foi feito via painéis online, com 2.016 pessoas.

Os resultados locais foram apresentados pela dupla de pesquisadores da Ipsos Flavio Gurgel e Ricardo Crestani. Segundo os especialistas, o peso de Liderança e Inovação foi maior, correspondendo a 37%, seguido por Responsabilidade Social (23%), Confiança (21%), Presença (11%) e Engajamento (8%).

No ano passado, os drivers que tiveram o maior peso na influência dos brasileiros também foram Liderança e Inovação, Responsabilidade Social e Confiança.

“É interessante ver o quanto a dimensão Responsabilidade Social é valorizada no cenário de crise moral e política pela qual passa o Brasil”, destaca Leda Kayano, Managing Director da Ipsos Marketing.

Bem... aposto que você está curioso(a) pra saber como ficou o ranking. Vamos a ele!

1. Google
2. YouTube
3. Facebook
4. Microsoft
5. Samsung
6. Nestlé
7. Netflix
8. Colgate
9. Havaianas
10. Caixa

O Google teve performance superior em dois parâmetros: Liderança e Inovação (44%) e Confiança (31%). Por outro lado, teve desempenho inferior à média nacional nos seguintes quesitos: Responsabilidade Social (18%), Presença (0%) e Engajamento (7%).

Outro dado que também chamou atenção foi o desempenho das chamadas local brands, marcas brasileiras que entraram pela primeira vez no ranking.

Havaianas, por exemplo, teve os seguintes números: Liderança e Inovação (39%), Responsabilidade Social (5%), Confiança (27%), Presença (29%) e Engajamento (1%). Já a Caixa, teve Liderança e Inovação (10%), Responsabilidade Social (41%), Confiança (35%), Presença (29%) e Engajamento (1%).


E você, o que achou desses dados? Quais marcas considera mais influentes? Conte pra gente nos comentários :)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: