26/04/2017

7 tendências que afetarão o futuro do Marketing


Dominique Turpin deixou recentemente a presidência da IMD – segundo o Valor Econômico, uma das mais importantes escolas de negócios do mundo.

Pouco antes disso, ele publicou as sete tendências que irão afetar o futuro do marketing. E você já pode conferir quais são elas nos tópicos abaixo:


1. Haverá complexidade crescente nas decisões de compra dos consumidores

Consumidores usam todas as formas de mídia para tomar decisões de compra, e está se tornando cada vez mais difícil colocar as pessoas que compram certos produtos dentro de uma única segmentaçãoCategorias de consumidores, como mainstream, ou alto e baixo poder aquisitivo, começam a desaparecer.

A segmentação está se tornando cada vez mais complexaO mesmo cliente pode comprar um produto de alto valor e outro de baixo valor ao mesmo tempo. As pessoas selecionam quais produtos querem comprar com uma mistura desequilibrada de emoções e racionalidade.


2. A personalização do design de um produto e a comunicação serão predominantes

Graças a dados, mídias sociais e fabricação flexível, mais empresas estão aprendendo a oferecer produtos e designs personalizados

Essa tendência está chegando a um número crescente de indústrias.

Veja também: 25 embalagens criativas e geniais que se vendem sozinhas


3. A comunicação móvel está se tornando o centro do marketing

Algum tempo atrás, houve rumores na imprensa de que o WhatsApp teria entregue ao Facebook os números de telefones de seus usuários, para anúncios direcionados.

Embora receber uma mensagem de texto sobre um dos seus produtos favoritos pareça intrusivo, assim é o telemarketing e essa técnica não acabou. As empresas irão se comunicar com os consumidores cada vez mais por meio de seus dispositivos móveis.


4. A transparência irá ditar a relação entre consumidores e marcas

A lista de companhias desacreditadas permanece crescendo. As empresas estão percebendo que não podem escapar da transparência que está sendo oferecida pelas mídias sociais.

Cada vez mais, elas aprendem a lição de que, se não forem verdadeiras, irão pagar o preço: não apenas pesadas multas das autoridades, mas também perda de lealdade e negócios com seus consumidores.

Veja também: Facebook analisa relação dos usuários com as marcas.


5. O marketing personalizado baseado em dados se tornará mais amigável

Graças ao grande volume de dados, empresas estão aprendendo muito sobre quem você é e do que você gosta. Elas ficarão cada vez melhores em mirar e se comunicar com você de forma mais eficiente.

Ainda não diga adeus ao spam, mas as empresas que descobrirem como parar a distribuição ampla de suas mensagens e começarem a mirar pessoas de forma mais eficiente irão ganhar.


6. Métricas mais precisas continuarão a surgir

Até recentemente, justificar e medir o impacto de suas decisões era um grande desafio para os publicitários. Atualmente, há diversas formas de medir a atividade online, mas muitas ainda não são totalmente significativas.

Porém, isso deve mudar logo. A medição provavelmente nunca será perfeita, mas a tecnologia digital está melhorando.


7. A organização de marketing passará cada vez mais de silos digitais para equipes integradas

Alguns anos atrás, você teria a equipe digital de um lado e a equipe de marketing do outro. Não pode mais ser assim.

O digital tem que fazer parte de tudo, então, as duas equipes têm que estar totalmente integradas.


Parece que algumas dessas tendências já são bem perceptíveis, não é mesmo?!

E você, como vê a influência delas para o mercado? Conte pra gente nos comentários :)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: