21/11/2016

O Linkedin pode ser seu melhor cartão de visitas


O Linkedin é uma rede social que surgiu a mais de 10 anos e de lá pra cá já possibilitou a conexão entre muitas pessoas. 

Diferentemente das redes como o Facebook, Instagram, Twitter, ou qualquer uma das outras dezenas que encontramos na internet, o Linkedin possui um perfil mais sério e profissional.

No inicio de 2015, a rede de relacionamentos já possuía mais de 347 milhões de usuários, isso em mais de 200 países e territórios. 

É possível encontrar o site disponível em mais de 10 idiomas, e segundo a Quantcast o Linkedin possui mensalmente 21,4 milhões de visitantes únicos, 6 milhões pelo mundo.

Apenas com esses dados já podemos entender o porquê essa rede pode ser o nosso melhor cartão de visita!

Leia também: Como ir além do currículo tradicional para achar boas vagas e ser notado.

Muitas pessoas quando estão à procura de um novo emprego, recorrem a sites de busca, como a Catho, por exemplo. Não há dúvidas que grandes empresas utilizam esses sites para encontrar seus novos funcionários e possuindo um perfil em algum desses sites as chances de ser recrutado aumentam.

Mas o maior problema da utilização desses sites é o valor que é cobrado para visualizar as vagas. Já no Linkedin, podemos manter a nossa conta gratuitaO único investimento preciso é esforço!

Uma vez que os usuários foram registrados, é possível manter uma lista detalhada de contatos de pessoas que eles conhecem e confiam. Essas pessoas são denominadas “conexões”. 


Mesmo que um usuário não esteja ainda utilizando o site, é possível enviar-lhe um convite para que eles conheçam e façam parte da rede.

O primeiro passo é adicionar as nossas ligações diretas, pessoas com as quais estudamos, trabalhamos e os membros da família. Em seguida, as conexões de segundo, terceiro grau e assim por diante, e quando percebermos já estaremos conectados a profissionais com interesses mútuos.

Os conteúdos compartilhados pela rede de contato podem ser de grande valia, sejam artigos, trabalhos, contatos de pessoas, oportunidades de emprego ou em diversas áreas.

Aqueles que buscam contratar alguém podem disponibilizar isso em seu perfil (seja pessoal ou empresarial) e isso pode ser visto e encontrado pelos outros usuários da rede. Assim os candidatos podem encontrar e ver quais os modos para chegar até esse contato.

Os contatos da lista de conexões de um usuário podem indicar uns aos outros, fazer recomendações, avaliar e certificar as qualificações de seus amigos. Tudo isso ajuda a reforçar a confiança nas informações expostas.

O Linkedin é então, uma rede onde precisamos apenas nos esforçar para encontrar as conexões corretas. 

Pode demandar tempo e paciência, mas vale a pena, pois o investimento é zero e podemos encontrar grandes nomes do mundo empresarial na rede.

Compartilhar conteúdos de autoria própria, ou até de outros autores (com permissão), pode ser a chave para ser bem visto

Mostrar que estamos sempre por dentro do mercado e das atualidades do mundo e que estamos prontos para discutir sobre os mais diversos assuntos é algo que chama a atenção dos recrutadores.

Existe também a opção de participar de grupos dentro da própria rede, onde podemos conversar e trocar informações diretamente com pessoas com os mesmos interesses que os nossos. Além de mostrar o nosso potencial, podemos aprender com os conhecimentos compartilhados nos grupos.

E você? Já tem seu perfil na rede? Ele está passando a mensagem que você quer?

Corre lá e vê o que pode melhorar e o quanto o Linkedin pode ser útil para todos nós!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: