21/11/2016

[Livro] Manual do Futuro Redator: Leitura obrigatória para quem vai se aventurar na área


Quem faz parte do mundo da comunicação sabe que existem várias áreas dentro dele (como já dizemos nesse artigo).

Algumas são bem conhecidas, outras nem tanto. Aos poucos, vamos identificando a que mais temos afinidade para seguir em frente.

Se em algum momento você se deparou com a área de redação e procurou saber mais, certamente fez uma busca por livros deste segmento  (Inclusive, a MKT NEWS está com vagas abertas para colunistas voluntários. Veja aqui e faça como eu 😉).

Foi assim que encontrei o Manual do Futuro Redator de Sérgio Calderaro, Novatec Editora Ltda, 2015. Apesar de ser recente, o livro apresenta bons recursos para quem quer começar na área. 

Adianto que você não irá encontrar um manual cheio de regras e menos ainda uma fórmula pronta para ser redator. 

Sérgio Calderaro lembra a todo instante em seu livro que ser um bom redator depende de prática e que cada texto escrito será um degrau a mais no nosso aprendizado. 

Ele conta seus "causos" profissionais falando de forma direta, cara a cara e com bom humor sobre a realidade do dia a dia desta profissão. 

Traz um exercício de criação que vai fazer você parar para pensar e outros toques de amigo que irão colocar seu texto à prova, preparando-o para ser apresentado ao gestor. 


Deixarei aqui dois spoilers sobre o livro, mas não darei muitos detalhes:

- Não seja preguiçoso: 
Se você não quiser ler este livro que indico tudo bem. Mas se você disser que não gosta de ler, aí sim temos um problema. (E precisamos resolvê-lo urgentemente). Como o próprio autor do livro diz "Escrever bem requer paciência, disciplina e muita prática" por isso, não precisa temer mexer no seu texto, quanto mais mexer e modelar, melhor será o resultado final.  

- Referências: 
Esta palavra também pode ser substituída por: Experiência, essa adquirimos quando viajamos, conversamos com um amigo que não vemos há muito tempo, assistimos filmes, séries e novelas, lemos um jornal ou uma revista de decoração. O bom redator se alimenta de todos os conteúdos, é preciso manter a imaginação sempre ativa, como um grande backup de computador, cheia de situações que possam causar identificação com o público da sua próxima criação


Sabe, não dá para criar coisas novas quando você se prende na rotina de meia xícara de café e a medida calculada de leite. 

- Invente novas receitas para o café da manhã. 

- Ouse nos textos que você apresenta para seu gestor. 

- Leia desde o gibi da Turma da Mônica até os clássicos da literatura; passe por livros técnicos e contos. 

O importante é absorver o máximo possível de ritmo, pontuação, roteiro e ainda aumentar o seu repertório

Afinal de contas, essa é a bagagem de um profissional criativo.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: