08/11/2016

A prova de que a "Internet das Coisas" está cada vez mais presente em nosso dia a dia


Há algum tempo já escutamos falar sobre a "Internet das Coisas" (Internet of Thing).

Esse termo é utilizado para nomear toda a interação que os aparelhos tecnológicos vêm desenvolvendo no dia a dia de seus usuários. Veja aqui um exemplo de case baseado em Internet das coisas.

Os eletroeletrônicos e eletroportáteis podem ser considerados os primeiros a fazerem parte desse grupo inovador, mas atualmente podemos encontrar em diversos lugares tecnologias que facilitam o dia a dia de todos nós.

Com o mundo cada vez mais digital, as empresas apostam em inovações que se inserem no cotidiano não apenas das casas dos consumidores, mas que também possam ser inseridas na realidade dos ambientes empresariais.

O Google Glass, por exemplo, é um dos primeiros objetos que chegaram ao mercado trazendo consigo essa ideia de maior interação entre os objetos e seus usuários

Empresários e até mesmo médicos da Universidade da Califórnia de São Francisco (UCSF) já realizaram testes dentro da rotina de trabalho com o aparelho a fim de implantar seu uso em suas atividades.

Mas nos dias atuais, já podemos ver os efeitos da Internet das Coisas em muitos outros objetos, elevadores, veículos e geladeiras são apenas os mais comuns na nossa realidade.

Muitas empresas já tiram proveito das facilidades que toda essa interação entre aparelhos e a realidade proporcionam. 

A economia de tempo talvez seja o fator que mais chama atenção e aquele que mais leva os empresários a testar e encaixar o uso de toda essa tecnologia em sua rotina de trabalho.

Mas para a utilização de todos os recursos é necessário uma rede de acesso à internet muito melhor do que a que temos disponível atualmente no nosso país.

Com a chegada mais forte de tecnologias na área das telecomunicações (o uso do sistema 4g, por exemplo) no nosso país, podemos sim esperar que uma revolução tecnológica aconteça dentro das empresas e também no modo de interação com os consumidores.

Algumas empresas do setor das indústrias e de logística já fazem uso dessa tecnologia há mais tempo e de forma mais consistente.

A internet se tornou algo natural no nosso dia a dia e não utiliza-la parece quase impossível. É por esse motivo que cada vez mais estudos são desenvolvidos a fim de suprir todas as deficiências que ainda encontramos em meio a tantos produtos tecnológicos.

O fato é que daqui 5 ou 10 anos, toda essa teoria de Internet das Coisas já será algo ultrapassado e muito comum no cotidiano dos lares brasileiros e também nas empresas.

Cabe aos empresários, avaliar o que já temos disponível no mercado e como cada coisa pode ser utilizada dentro da realidade de cada empresa.

Veículos mais acessíveis, monitores, smartphones, notebooks, óculos inteligentes, relógios por onde podemos fazer e receber ligações e muitos outros recursos já estão inseridos nas nossas vidas.

As grandes empresas produtoras dessas tecnologias já estão reunidas a fim de padronizar e fortalecer o funcionamento de todas essas coisas.

O futuro já está presente! 

Só nos resta usufruir de todas essas coisas que nos proporcionam mais comodidade e facilidade para realizar as tarefas do nosso dia a dia.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: