04/10/16

Feedback: Uma estratégia essencial para convívio e resultados para aplicar já!


A palavra em inglês feedback significa dar resposta ou retorno, é usada em várias situações e tem como objetivo receber uma crítica boa ou ruim sobre algo realizado.

Este termo é mais conhecido no ambiente corporativo por ser responsável em estreitar o relacionamento entre funcionários e melhorar a qualidade do trabalho, também é utilizado diariamente em nosso convívio seja com pessoas, marcas, fornecedores e clientes.


Pessoas e marcas

Conforme já publicamos nesse artigo aqui, com o crescimento das redes sociais, as pessoas ganharam mais autonomia e visibilidade perante as marcas que, consequentemente, passaram a criar um estilo próprio para dar feedback aos clientes, mostrando que sabem lidar tanto com elogios quanto reclamações, além de apresentar possíveis soluções para cada situação, elevando a popularidade e respeito com o público

É importante ter esse cuidado e personalizar as respostas de acordo com cada situação, lembre-se: a melhor publicidade é aquela feita boca-a-boca, ou melhor, feita a cada comentário nas redes sociais.

Leia também: Como atendimento personalizado e a experiência do usuário determinam a compra virtual.


Fornecedores

Manter um bom relacionamento com seus fornecedores é essencial para garantir que o produto ou serviço contratado atenda a expectativa de todos. 

Imprevistos acontecem a todo tempo e quando existe cordialidade e boa vontade é possível diminuir os danos. 

Jogue abertamente com seu fornecedor e informe o status da concorrência entre as cotações em andamento ou encerradas. Após receber o produto final conte ao seu contato comercial como foi à experiência e se o resultado atingiu o esperado.

Isso ajudará o prestador de serviços a aprimorar seu atendimento e produção.

Leitura também: Mau atendimento prejudica relacionamento com o cliente.


Candidatos e funcionários

Esta prática de feedback deve ser aplicada tanto para funcionários, quanto para candidatos que passaram por algum processo seletivo na empresa. 

Demonstra o interesse e respeito por aqueles que dedicaram tempo e mostraram conhecimento para executar uma determinada tarefa.

Um líder, além de motivar sua equipe, deve ressaltar os pontos que servirão como base de aprendizado para atividades futuras, já os elogios dão a sensação de dever comprido e reforçam a autoconfiança do grupo.

Leia também: 3 comportamentos ideais para uma equipe vencedora.


Dicas de como aplicar um bom feedback :

1. Procure ser sincero, com respeito e utilizando argumentos corretos.
2. Nunca exponha uma pessoa. Faça-o individualmente ou fale para o grupo se for um feedback positivo.
3.  Prazo imediato:feedback para surtir efeito precisa ser realizado ao término de cada ação, tanto para funcionários, clientes ou fornecedores.  
4. Aponte soluções: Quando o feedback possuir mais pontos negativos do que positivos, tente apontar soluções.


E você, sabe lidar com feedback

Comece a colocá-lo em prática, receber ou emitir é uma ótima oportunidade para amadurecer seu lado profissional e pessoal.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: