24/10/2016

Como ser CMO de sucesso no mundo digital?


Ser CMO (Chief Marketing Officer ou Diretor de Marketing) nunca foi uma das tarefas mais fáceis dentro de uma empresa, isso nós sabemos. 

Mas na era digital parece que tudo toma proporções muito maiores e mais rapidamente do que nunca!

O marketing é uma área que sofre mudanças constantemente, isso porque é esse o departamento que mais precisa estar conectado com os consumidores. 

É por tudo isso que ser um CMO de sucesso tem se tornado uma tarefa cada dia mais complexa e desafiadora.

Algum tempo atrás o marketing era visto como sinônimo de fazer a "propaganda" da marca. Mas o tempo passou e o acesso às informações sobre qualidade dos produtos ou serviços moldou (e molda a cada dia) um público muito mais exigente e seletivo.

Graça a essas mudanças qualquer departamento de marketing nos dias atuais precisa levar em conta e se preocupar com muitos detalhes. Não é mais apenas planejar como será feita a “propaganda”, mas sim na comunicação como um todo, de uma forma mais profunda do que já era feita.

Logo, o CMO precisa se dedicar muito mais para estar sempre trabalhando junto a todos da organização. 

Destacar a empresa através não só dos produtos/serviços em si, mas também trabalhando a imagem de uma organização que se preocupa com o meio ambiente, com os consumidores, com várias questões.

Manter-se entre os melhores no mundo virtual requer objetividade e muita interação com o público.

Estamos na era em que não apenas o comercial de uma empresa pode levá-la ao sucesso, mas também o institucional. E esse último pode contribuir muito para o crescimento, assim como não o fazer pode trazer sérios riscos.

O diretor de marketing então precisa trabalhar todos esses aspectos, da melhor forma a atingir seu público alvo. É como se o CMO virasse o melhor do CEO, trabalhando juntos para atingir as metas e traçar os melhores caminhos.

É preciso que nos planos de marketing modernos sejam destacadas estratégias nas redes sociais, pois podem ser o caminho mais rápido para chegar até os clientes. 

Lembrando que não basta estar nas redes, é preciso planejar-se muito bem para isso!

Leia também: Descubra a importância do (bom) planejamento.

Investir nas estratégias digitais pode parece um pouco arriscado (e caro) em alguns casos, mas existem muitas opções para quem ainda não pode investir pesado. Cabe ao CMO identificar quais investimentos valem mais a pena ou não.

Outro segredo para ser um CMO de sucesso é saber montar uma equipe de sucesso

Pessoas com sede por novidades, que gostam de estar por dentro das últimas noticias (não apenas do setor, mas globalmente falando), ou seja, pessoas engajadas e atualizadas.

Ser um CMO é saber que algumas vezes coisas precisarão ser modificadas, por isso é importante acompanhar de perto os resultados obtidos em cada esforço de marketing que for implantado ou testado. 

Mudar não é sinal de derrota, mas sim de que se quer chegar ao melhor resultado possível.

Já parou pra pensar na responsabilidade dos CMOs de grandes marcas como Coca-Cola, Nike, Adidas e todas as outras potências do marketing?

Pois é, o marketing é talvez uma das peças mais importantes do grande quebra-cabeça que forma uma marca de sucesso! 

O que você acha?



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: