26/09/16

O Milk-Shake mais digital que você já viu!



Nos últimos dias a internet foi tomada por um assunto bem doce e gostoso, o tradicional e famoso milk-shake de Ovomaltine.

A marca era usada pelo Bob’s, mas recentemente a exclusividade de uso mudou para nada mais e nada menos do que o querido McDonald’s. E essa mudança rendeu muito trabalho para os social medias, não apenas das duas redes de fast food, mas para muitas outras grandes marcas.

Leitura Recomendada: [Social Media] Funções, cargos, salários e tudo o que você precisa saber sobre esse profissional.

Logo após o anúncio do McDonals’s, o próprio Bob’s postou em suas redes sociais um texto que dizia que quem conhecia o verdadeiro milk-shake não tomaria o “MilkFake”.

Depois foi a vez do Burguer King e Giraffas pegarem carona mostrando que também possuem o sabor no seu cardápio. 

Pizza Hut, a Philips e até mesmo uma marca de água sanitária (pasmem!) utilizaram a polêmica para gerar engajamento com o público nas redes sociais.

Leitura Recomendada: As imagens realmente aumentam o engajamento nas redes sociais?

A lição que podemos tirar disso é que cada vez mais o universo digital está sendo utilizado para falar com os consumidores, de forma cada vez mais “intima”, mais natural ao dia a dia. 

Mesmo que na opinião de alguns, a internet ajude a polemizar algumas coisas mais do que elas merecem, não podemos negar que tudo isso faz com que as marcas sejam cada vez mais notadas. Resta utilizar isso de forma positiva.

Veja esse artigo que fizemos com as 10 melhores ações de SAC 2.0 de 2014. É "antigo" mas vale a pena analisar os cases e se inspirar.

Outras grandes marcas já estiveram e ainda vão estar no meio de vários “furacões” de hashtags - Quem lembra do caso McWhopper? -, e a impressão que temos é que a rivalidade se suaviza nesse meio digital. Mesmo que seja uma troca de farpas, ainda assim vemos as empresas fazendo isso de forma leve e bem humorada.

O trabalho como social media tem se tornado cada vez mais importante dentro de uma organização, pois em um mundo tão digitalizado, qualquer oportunidade de engajamento é uma pedra preciosa a ser trabalhada!

Nesse caso do milk-shake do Bob’s McDonald’s, por exemplo, a Philips (que produz eletroeletrônicos e eletrodomésticos) utilizou a polêmica para promover sua linha de liquidificadores com os quais, segundo a marca, é possível fazer os milk-shakes sem sair de casa.

E mais esperta ainda foi a Brilux, marca de água sanitária que conseguiu enxergar uma oportunidade de promover seu produto, mesmo sendo de categoria bem diferente. O post da marca utiliza a frase “Para que essa batalha de Milk-Shakes seja limpa, use Brilux”.

São essas sacadas de ligações que muitas vezes são o diferencial para marcas menores, pois assim elas mostram que existem que e fazem parte de assuntos que não correspondem somente às grandes marcas.

Talvez a vida de um social media não seja lá muito calma, mas sem dúvida é gratificante ver como algo simples pode render visualizações e engajamento para sua empresa.

E aí, qual será a polêmica envolvendo grandes marcas que irá invadir a internet essa semana? Pra responder essa pergunta, só ficando bem ligado nas redes!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: