05/09/16

Linha do tempo: a evolução dos blogs em seus quase vinte anos


Recentemente, comemorou-se o Dia do Blog. A data escolhida é 31 de agosto, devido ao fato de que os caracteres de tal data lembram a palavra “blog”. Veja: 3108, Blog, 3l0g, B10g... e por aí vai.

O blog começou com a finalidade de ser um simples diário virtual e se transformou em um dos principais canais de comunicação.

O termo “weblog” foi criado em 1997 por Jorn Barger, considerado o primeiro blogueiro da história. Dois anos mais tarde, Peter Merholz criou a abreviação “blog”, ao desmembrar a palavra weblog e formar “we blog” (nós blogamos, em português), na barra lateral de seu domínio Peterme.com.

No mesmo ano, surgiu a Pita, a primeira ferramenta de criação de blogs e, em agosto, nasceu o Blogger, da Pyra Labs, até hoje uma das maiores plataformas de blogs.

Já no novo milênio, o blog passou por um período de seis anos bem intensos. Em 2002, três importantes lançamentos: a Technorati, primeiro grande motor de busca de blogs; a Blogads, primeira plataforma de publicidade para blogs; e o Gizmodo, primeiro império da blogsfera.

No ano seguinte, pela primeira vez, um blogueiro conseguiu audiência em nível global. Trata-se do iraquiano Salam Pax, que fez sucesso com postagens feitas no Iraque, durante a guerra no país.

Foi nesse ano que a plataforma WordPress surgiu.

Em fevereiro, ainda com três anos, o Blogger já contava com mais de 1 milhão de usuários e foi comprado pela Google, que lançou o Google AdSense, plataforma para gerar renda através de anúncios em sites.

Em 2004, a publicidade em blogs já alcançava a marca de 100 bilhões de dólares. Ano em que nasceu o primeiro vídeoblog, por Steve Garfield. No ano seguinte, nasceu o YouTube, atualmente o principal canal dos vloggers, e que conta com cerca de 1 bilhão de usuários diários.

Em 2006 e 2007, nasceram, respectivamente, os microbloggings TwitterTumblr; em 2011, a plataforma Snapchat; em 2012, o aplicativo Vine e a plataforma Medium; e, em 2015, a plataforma Periscope.

Neste ano de 2016, o Instagram lança o Instagram Stories, e o Facebook Live passa a ficar disponível para todos os usuários da rede.

Quanta história, hein?!

Bem, atualmente, os dados referentes a blogs, no Brasil, são os seguintes:

PRODUÇÃO: mulheres são a maioria, mas com uma diferença mínima em relação aos homens. São 51% contra 49%.

PERFIL: a grande maioria (72%) escreve por hobby. Aqueles que trabalham meio expediente e os que são autônomos constituem 15% e 9%, respectivamente. Apenas 4% são profissionais.

AUDIÊNCIA: são mais de 60 milhões de usuários, que navegam, em média, cerca de 29,7 horas por mês! A maior parte é formada por homens, que constituem dois terços do público (com informações da Infobase Interativa).

E você, já se aventurou por esse universo? Conte suas experiências pra gente :)

Aproveite e leia também: 8 dicas para evitar que seus clientes durmam no seu blog e O segredo para criar blog posts arrasadores.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: