22/08/16

Marketing e a Terceira idade: os desafios para (re)conquistar essa parcela de mercado



A cada estudo do IBGE, é possível notar o aumento da população que se enquadra na faixa da terceira idade

A grande tendência, é que o Brasil aumente sua população dentro da faixa dos 60 anos, e haja uma diminuição da taxa de natalidade. O que nos tornaria um pais com mais idosos, do que nascimentos.

Em 2013 a estimativa de rendimento de todos os brasileiros enquadrados dentro dessa segmentação foi de 446 bilhões de reais, representando 21% do total do pais. Grande parte é composta pelo perfil da classe média, mas ainda contamos com idosos analfabetos e de baixa renda.



O que eles pensam?

Aproveitar a vida

Esse é o lema do target que trabalhou durante muitos anos, e até na mesma empresa, construíram carreira, criaram seus filhos, e agora mimam os netos. 

Em decorrência da idade, e muitas vezes da profissão, é necessário uma atenção especial em relação a saúde. 

Engana-se quem pensa que eles só pensam em remédios, culinária e utilidades domésticas! 

Festas, cursos universitários, viagens, cosméticos e novidades tecnológicas estão entre as preferências de compra dos idososJá que para eles, idade não é empecilho para a realização de uma compra. 

Ainda que muitas marcas esqueçam de “ativar” esse público alvo, ou de manter esse cliente por perto.



É preciso repensar a publicidade?

Sim! 

O brasil possui uma grande parcela da população dentro da faixa etária dos 60 aos 85, e a cada levantamento feito IBGE é nítido o aumento na estimativa de vida. 

Isso significa que daqui alguns anos, o brasil será composto em sua maioria por idosos, e será preciso repensar o perfil de compra do brasileiro.

Os consumidores da terceira idade de hoje, foram arrebatados no inicio de sua vida financeira por diversas marcas, conquistaram muitas vezes sua  preferência, mas devido a estratégias de mercado foram “deixados de lado”

Grandes marcas lançam campanhas fascinantes, investem em estratégias de buzz marketing, links patrocinados, promoção de vendas, mas visando novos consumidores. Esquecem de quem cresceu, gerou frutos e amadureceu junto da marca.



E como chegar até eles então?

Experientes, positivos e resilientes

Maioria das compras feitas em sites de compras feitas por idosos do sexo masculino, com 52% de acordo com Pesquisa feita pela Meio & Mensagem em 2012. Então, significa que a sua linguagem precisará ser adequada, sua mensagem precisará de uma linha de raciocínio diferenciada e sua estratégia desenvolvida especificamente para esse público.

Por incrível que pareça para algumas pessoas, eles possuem acesso a redes sociais

Sim, eles possuem celular, computadores, assistem videos no youtube, e fazem compras on line, recomendam produtos e fazem criticas quando algo não sai como previsto.

Vale ressaltar algumas dicas para facilitar seu contato: 

  • Evite mensagens complexas, que podem gerar dúvida, não são uma boa aposta. 
  • Jargões de venda em cima de venda, também não são boas opções. 
  • É preciso detalhar seu produto, demonstrar como ele funciona, o que ele pode fazer. 
  • Um canal no Youtube pode te ajudar nessa missão!
  • Esqueça corpos esbeltos, preze pela elegância e conforto
  • Invista em modelos reais! Demonstre que é possível ser elegante e confortável. 
  • Exalte a beleza, as experiências da sua marca com o público. 
  • Construa uma relação de confiança nas redes sociais!
  • Evite assuntos polêmicos, invista em mensagens positivas. Quem possui experiência de sobra não se sente confortável com alguns assuntos. É preciso respeitar todos os gêneros. 
  • Cuidado com seu posicionamento!
O bom atendimento também é fundamenta nesse momento para a experiencia com a marca, e futuramente, a recomendação do seu produto. Um site que ofereça um canal de atendimento preparado e diversas formas de contato sai na frente em relação a concorrência!

Converse, peça opinião, atenda bem, ajude, promova debates, troca de experiências. Eles ainda estão engatinhando na transição do físico para o virtual, e muitos possuem dificuldades. É preciso estar preparado para oferecer mais do que um produto.

É um público que pede atenção do mercado para suas necessidades, duvidas e críticas, e as empresas que ousarem na sua forma de comunicação e estratégias, conquistará não só uma parcela de mercado, mas clientes fidelizados. 

E você, está pronto?


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: