11/07/16

Quantos bytes seu cérebro pode armazenar?


Estamos a cada novo dia consumindo cada vez mais informação sobre todas as coisas. 

A internet trouxe esse grande poder de divulgação em massa, mas nossa mente não consegue acompanhar todas essas informações. É o que especialistas chamam de Information overload.

JP Rangaswami, fundador da School of Everything, diz que é preciso consumir conteúdo como fazemos (ou deveríamos fazer) com a comida: com calma e com consciência. E vendo esse overload de informação vem a pergunta: quanto de memória podemos reter?
Neurologistas dizem que é impossível medir. Dizem que não há uma resposta certa para essa pergunta. Fato é que o cérebro expandiu suas capacidades ao longo do tempo, foi se adequando a nova realidade.
De acordo com Robert Birge, da Universidade de Siracusa, o cérebro humano tem uma capacidade entre 1 e 10 TB. Sendo que 3 TB é a média geral. Esse estudo foi feito em 1996, mas ainda é usado como referência.
O site The Human Mind diz que é já é possível construir um computador tão complexo como o cérebro humano. O conteúdo pode ser lido aqui nesse link, mas está em inglês.
Estudos da mente também dizem que nossa memória é dividida em curto, médio e longo prazo. Sendo a de curto prazo está relacionada a memórias curtas, como nomes, números de telefones etc. Ela funciona por apenas alguns segundos, em média.
A memória de médio prazo geralmente está ligada a uma importância emocional. Por exemplo, a comida favorita do seu namorado ou namorada. Por isso que grandes marcas trabalham o emocional em suas peças publicitárias, como essa da Jhonson's. Afinal, como dissemos nesse outro post, emocionar funciona melhor que informar.
Já um bom exemplo de memória de longo prazo pode ser relacionada a nossa capacidade de escrever, de falar automaticamente, por exemplo.
O fato mais curioso é que nós nunca lembramos exatamente de como as coisas aconteceram. Nossa mente pega fragmentos e reordena muitas vezes orientado pelas nossas emoções. Então, de fato, quem tem memória é o computador. Nós temos lembranças.

Aliás, você lembra do título desse post?
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: