25/07/16

PP, PMV, RP, MKT Direto e Vendas: entenda melhor as ferramentas de comunicação


Você não vai precisar de muito tempo para perceber o quanto a comunicação, em geral, é algo abrangente.

Porém, se você trabalha com ela, vai precisar, principalmente, saber quais ferramentas de comunicação podem ser utilizadas por uma organização, independentemente do seu porte.

O estudioso Neves, ao citar o trabalho de Philip Kotler, apresenta as principais, sendo elas: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing direto.

Um outro autor, J. B. Pinho, no livro Comunicação em Marketing, assim define essas cinco ferramentas:

PROPAGANDA: é uma técnica ou atividade de comunicação de natureza persuasiva, no propósito básico de influenciar o comportamento das pessoas por meio da criação, mudança ou reforço de imagens e atitudes mentais, estando presente em todos os setores da vida moderna.

PROMOÇÃO DE VENDAS: aquelas atividades de marketing distintas da venda pessoal, propaganda e publicidade, que estimulam as compras pelos clientes e ajudam na rotação dos estoques dos distribuidores.

RELAÇÕES PÚBLICAS: podem ser entendidas como uma função de administração estratégica dos contatos e do relacionamento entre uma organização e diferentes públicos que a constituem ou que com ela se relacionam e interagem.

VENDAS PESSOAIS: o processo pelo qual o vendedor identifica, ativa e satisfaz as necessidades e desejos do comprador, em benefício recíproco, idêntico e contínuo, de vendedor e comprador.

MARKETING DIRETO: todas aquelas vendas de produtos entregues por correio (reembolso postal), por entregadores provados e também as vendas de assinaturas de jornais e revistas.


E você, com qual delas tem mais facilidade? Conte pra gente nos comentários :)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: