05/07/16

Planejamento Estratégico: quando empresa e funcionário começam a caminhar juntos


É responsabilidade do pessoal de Recursos Humanos (famoso pela sigla RH) preparar as pessoas para serem grandes profissionais, através de plano de carreira, processo de capacitação e avaliação constante.

Só que, para isso, é necessário conhecer muito bem o planejamento estratégico da empresa. Mas... afinal, o que é Planejamento Estratégico?

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: é o que indica como a organização deve proceder para alcançar resultados em longo prazo. Esses resultados, por sua vez, são definidos pela missão e pela visão da empresa.

Tá. Você não se lembra do que é isso? Tudo bem (vamos utilizar aqui as definições adotadas pelo Centro Paula Souza, ok?!).

MISSÃO: em administração, “a razão de existir” da empresa, que vai definir o seu foco.

VISÃO: uma perspectiva que deve indicar onde a organização estará em cinco anos, sendo que deverão ser dirigidos nessa direção todos os esforços e recursos.

VALORES: ideias que devem inspirar o trabalho, dando a ele mais direção.

Na prática, o que ajuda uma empresa a perceber onde ela está e aonde quer chegar é a Análise SWOT (StrenghtsWeaknessesOpportunities e Threats), uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para o estudo do ambiente interno e externo da organização.

ANÁLISE SWOT/FOFA: é justamente através dela que se faz a identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta.

Objetivos, missão/visão/valores, análise SWOT... cada um desses assuntos possui um universo de coisas por trás.

O importante é perceber a importância de todos eles para o tal do Planejamento Estratégico e, consequentemente, para os profissionais de Marketing

Aliás, esperamos ter ajudado :)

Aproveite e leia também: A importância de planejar e conhecer o negócio.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: