11/07/16

Pesquisa de Mercado: o pontapé inicial para a tomada de decisões


O primeiro passo para entender a pesquisa de mercado é saber que ela é um investimento, não um gasto. Isso porque ela é uma ferramenta de trabalho de extrema importância para a tomada de decisões.

Afinal, antes de se decidir sobre algo, é necessário informar-se sobre o assunto. Só assim é possível planejar com mais segurança.

No caso de um negócio, são diferentes forças que influenciam sua atividade e precisam ser bem conhecidas.

Dentre elas, podemos citar: concorrentes, clientes, sociedade, fornecedores, novos entrantes, meio ambiente, economia, mercado de capitais, bancos, sindicatos, políticas e leis, intermediários e substitutos.

E qual a importância de estudar tudo isso? 

Bem, obter informações sobre o mercado permite, sobretudo: detectar novas oportunidades de negócios, a partir de mudanças nas necessidades e desejos dos consumidores; estabelecer objetivos da maneira mais realista e precisa; e verificar o resultado das atividades da organização e propor modificações, alinhamentos e redirecionamentos.

Novamente nos utilizando de informações do Centro Paula Souza, vamos à definição das etapas da pesquisa de mercado:

- Preparação para a pesquisa;
- Planejamento da pesquisa;
- Elaboração do instrumento de coleta de dados;
- Pré-teste;
- Pesquisa de campo;
- Tabulação e análise dos dados.

Vale colocar ainda que isso tudo é muito importante não só para as grandes empresas, que normalmente investem muitos recursos para conhecer o mercado, mas também para as pequenas e médias que, na falta desses recursos, devem recolher o máximo de informações que puderem.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: