27/07/16

Google lança extensão que ensina programação a qualquer pessoa

 

Hoje somos cada vez mais dependentes da internet, aplicativos e softwares para qualquer tipo de atividade.

Sabendo disso, ter uma noção sobre programação acaba se tornando tão importante quanto ler e escrever. De fato, é isso, porém ao invés no lugar do alfabeto vem os códigos.

Para trazer o universo das linguagens de programação ao usuário comum, o Google acaba de lançar uma extensão para o navegador Chrome, chamada Coding With Chrome, que ajuda os alunos a entenderem facilmente várias habilidades de programação. Embora ainda esteja na versão beta, o aplicativo funciona bem.

A ideia surgiu a partir de um time de desenvolvimento interno da companhia, que acreditou que uma extensão fácil de usar abriria as portas da programação para qualquer usuário, mesmo aqueles que não têm intimidade com nenhuma linguagem.


Como funciona

Basta instalar a extensão no Chrome de seu computador e usar. ~

Sim, simples assim. Já que a extensão tem uma interface bastante intuitiva e oferece recursos de programação desde o nível mais básico até a possibilidade de criar aplicativos complexos, uma vez que a tecnologia suporta Blockly, Coffeescript, HTML e Javascript.

No vídeo a seguir podemos ver um pouco do funcionamento dessa nova ferramenta:




O programa

A interface do programa foi projetada para ser de fácil aprendizagem, além de ser muito clara e intuitiva.

Vale a pena notar que todo o projeto é criado e desenvolvido nos princípios do código aberto, disponibilizados seu código-fonte no GitHub, onde realmente todos podem ajudar no desenvolvimento de aplicações.

O código também está disponível nos grupos de discussão do Google, onde estão sendo realizadas novas mudanças e estão surgindo novas ideias para melhorar a ferramenta.

O projeto está em fase inicial de desenvolvimento, e em seu site oficial ainda não foi totalmente preenchido com o conteúdo. Isto sugere que a codificação com o Chrome terá constante evolução e ganhará novos recursos. Mas você já pode começar a usar a ferramenta

Acesse Coding With Chrome e depois nos diga o que achou!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: