25/07/16

Descubra a importância do (bom) planejamento


Planejamento é uma palavra que a gente sempre ouve falar. Correto?! Mas você já parou para pensar no que ela significa e qual sua real importância?

Bem, podemos afirmar que:

PLANEJAR: é perceber em que lugar uma organização, por exemplo, se encontra atualmente, e definir objetivos e ações para alcançar o ponto aonde quer chegar.

Na verdade, o planejamento é tão importante, que somente com ele é possível gerar bens de consumo básico e se organizar para que a economia e a sociedade progridam.

E são três os tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional. A gente pode falar separadamente sobre eles em outros posts, mas o que você precisa saber:

ESTRATÉGICO: capaz de enxergar o futuro da organização.

TÁTICO: planos específicos, concretizando as estratégias na prática.

OPERACIONAL: afazeres diários.

(Obs.: A MKT News te ajuda a identificar em qual você mais se encaixa aqui.)

Depois do planejamento feito, existe algo que é indispensável para que ele funcione na prática. É a atitude.

ATITUDE: comportamento em cada situação específica, conforme possíveis adversidades, podendo ser favorável (proativa) ou não (reativa) a mudanças positivas.

Para que o planejamento possa dar certo, a base da chamada “atitude proativa” são: liderança eficaz, trabalho em equipe e boa comunicação.

Percebe que, acima de tudo, um planejamento precisa ser ágil e flexível?

Isso é essencial para que as organizações se adaptem o mais rápido possível às constantes mudanças na sociedade, sem que sejam, sobretudo, surpreendidas pelos concorrentes.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: