11/07/16

A mudança dos algoritmos: você sabe como é feito esse cálculo?



O assunto mais comentado da semana foi a mudança no algoritmo Edge Rank, responsável pela seleção das postagens que aparecem no seu feed de notícias. Esse algoritmo, é o responsável por realizar a combinação entre público e conteúdo da forma mais precisa possível. 

Leitura Recomendada: 25 ideias criativas e valiosas para criar conteúdo nas redes sociais

Esse cálculo é baseado em três médias que influenciam diretamente na forma como você recebe a sugestão de um post, ou visualiza ele na sua timeline.


Afinidade x Relevância x Tempo

A afinidade é medida pela interação entre duas pessoas, a forma como elas se relacionam dentro da rede, as suas visitas, comentários e publicações. Quanto mais alguém interage em sua página ou perfil, ou você na dela, maior a média nesse quesito.

A relevância é "fruto" da afinidade, já que a publicação aparecerá primeiro para as pessoas que possuem afinidade com determinadas fanpages ou perfis. Conforme ago é compartilhado, curtido ou comentado, ele se torna visível para outras pessoas.

A medida que mais pessoas interagem, mais ele é visto e com isso se torna mais relevante.

E por último, o tempo.

A publicações com datas recentes possuem "preferência" de exibição em comparação a publicações mais antigas. Já que elas são vistas como algo novo.

Quanto maior a somatória de pontos em todos os quesitos, maior será a força de alcance de uma publicação. Isso significa uma maior visibilidade, e possibilidade de engajamento, participação e até vendas, de acordo com o seu objetivo. 

Pode parecer um pouco difícil de entender a primeira vista, mas esse formato ajuda a selecionar, e filtrar, as informações de modo que apareça o que for realmente significativo de acordo com o perfil de cada usuário e suas preferências.


E o que mudou?

A grande mudança foi na forma como o calculo é feito. 

Onde antes era levado em consideração todo tipo de conteúdo, independente da fonte (pessoal ou empresarial), agora o facebook dará preferência ao conteúdo desenvolvido por suas conexões. Isso significa que mesmo com toda sua estratégia desenvolvida dentro de campanhas no Facebook Ads, é bem provável que sua média sofra alterações nos cálculos. 

Essa mudança impactará nas suas visualizações, likes e compartilhamentos

Caso sua fan page seja apenas canal de relacionamento entre seu cliente, e seja o ponto de contato com o seu produto, ou serviço, pode impactar nas vendas também. Principalmente se sua estratégia de SEO não estiver fortalecida dentro do buscador do Google.


E qual a solução?

facebook como qualquer outro canal de mídia, é também um negócio

A mudança pegou a todos de forma desprevenida, mas exigirá dos desenvolvedores e equipe de marketing, novas saídas, e criatividade também, para driblar essa novidade. Já que o foco da rede sempre foi divertir e conectar pessoas, atrelada a seus gostos e preferências.

A grande sacada é apostar nos vídeos, e conteúdos informativos, que chamem o usuário para algo ligado a conhecimento, informação. Esse tipo de postagem ainda é inclusa na média, após o conteúdo de familiares e amigos. Conteúdo por sí só, não fará diferença. Outra alternativa é o incentivo dos usuários que já conhecem sua marca, ou produto, que compartilhem ou recomendem sua página. 

O conhecido e tão buscado, marketing testemunhal, ou boca a boca. É possível que grande parte das páginas voltem a usar as antigas instruções de “ver primeiro” para que seu usuário receba sempre suas novidades na sua linha do tempo. De qualquer forma, as mudanças vieram para mexer com a criatividade, e o incentivo de novas formas de contato, e comunicação dentro da rede.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: