04/07/16

3 cases de interações nas mídias sociais que você precisa conhecer


Dê vida a sua marca: utilize as mídias sociais para humanizar, aproximar e interagir

Presenciamos hoje a consolidação e diversificação das mídias sociais e, ao mesmo tempo, vemos muitas marcas que ainda não tiram pleno proveito desses ambientes.

Há mais proximidade com diversos públicos, além de oportunidades de exposição e um espaço significativo para diferenciação por meio de conteúdo, seja em Facebook, Twitter, Linkedin, InstagramSnapchat, Whatsapp, YoutubePinterest ou tantas outras.

Vejamos alguns cases de marcas que buscam fazer a lição de casa e hoje conquistam simpatia e admiração nesses meios:


Case 1: Google (Inglaterra) – Twitter

Uma senhora fez uma busca no Google com um detalhe que chamou a atenção – ela digitou exatamente como se estivesse conversando com alguém: “Por favor, traduza estes numerais romanos mcmxcviii, obrigada”.

Seria apenas mais uma busca entre tantas outras, mas seu neto divulgou o fato no Twitter e chamou a atenção do Google, que interagiu com a postagem utilizando a mesma linguagem – carinhosa e educada:


Tradução: “Querida vovó do Ben,
esperamos que esteja bem.
Em um mundo de bilhões de buscas, a sua nos fez sorrir
Ah, e é 1998” (Google)


Case 2: Carl’s Jr. Brasil – Facebook


A hamburgueria Carl’s Jr. é bastante informal em suas comunicações e, recentemente, teve um post viralizado por tamanha pessoalidade. 

Buscando interação com os seguidores da fanpage, lançou um post com a frase “Eu trocaria um(a)______ por um combo do Carl’s Jr!”, de modo que cada interação recebeu uma resposta espontânea.



Uma seguidora, no entanto, evidentemente fã da marca, interagiu mais que o esperado – e a empresa soube valorizar isso:



O desfecho ocorreu por inbox, mas acabou viralizando:


O post em si teve pouco mais de 20 likes, mas a repercussão em outras páginas foi intensa (mais de 160 compartilhamentos, 1500 likes e 100 comentários), além de impactar positivamente muitos que nem mesmo conheciam a marca.


Case 3: Absolut – Facebook e Snapchat

Há um case não tão recente (2014), mas ainda atual, da Absolut.

Por meio de um post no Facebook com imagem em branco, a marca convidou os fãs a acompanhar o lançamento da nova edição da bebida no Snapchat – que traria conteúdo exclusivo.


Os fãs puderam até mesmo acompanhar o processo de desenvolvimento da garrafa pelo ilustrador Rafael Grampá.



A imagem da garrafa personalizada só foi postada no Facebook em abril, no mês de lançamento do produto no Brasil. Ou seja, houve real exclusividade do conteúdo no Snaphat, o que gerou expectativa nos seguidores do Facebook.

Além do engajamento no Facebook, a ação trouxe novos seguidores no Snapchat e aproximou os fãs da marca dos bastidores.


Aliás, saiba mais sobre Snapchat nesse artigo que publicamos no blog: Snapchat: O sucesso de sua próxima campanha pode estar nesse aplicativo.




Autenticidade na interação


De forma, geral, o tom das interações pode ser mais sério, engraçado ou inspirador, por exemplo, dependendo do momento e da comunicação de cada marca. O importante, no entanto, é ter coerência em todas as comunicações.

A essência da marca precisa ser percebida independentemente do meio, tentar passar uma imagem diferente da realidade pode soar “fake”.

A autenticidade está em permitir que a marca se expresse de forma mais humanizada, menos previsível, e não engessada, como vemos acontecer quando se encara uma mídia social como SAC, por exemplo.

Aproveite as interações do público para incrementar a personalidade da marca! Sugestões, elogios e críticas podem ser oportunidades.

E vocês, que cases de interação conhecem? 


Obs: não é porque a marca tem um bom case nas mídias sociais que faz um bom trabalho de social media e, aliás, um bom trabalho em social media agrega e muito, mas se a experiência na prática for insatisfatória, o trabalho não irá se sustentar.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: