20/06/16

Você conhece a história da propaganda?


Antes de qualquer coisa, seja você um profissional, um estudante ou só um curioso pela área, vale primeiro a gente saber/relembrar o que é a propaganda. Certo?

Segundo o estudioso Rafael Sampaio, no livro Propaganda de A a Z, propaganda é definida como “a manipulação planejada da comunicação, visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza”.

Mas, como a propaganda surgiu? Foi lá na Roma Antiga, quando ela era importante já para o império. Até então, ela também era uma coisa simples, já que era apenas aplicada nas paredes das casas que ficavam de frente para as ruas mais movimentadas, que eram, inclusive, locais muito disputados... Perceba que tem coisa que não muda!

Essas paredes eram pintadas de branco e, sobre esse fundo, vinha a mensagem publicitária, na cor preta ou vermelha (qualquer semelhança com propaganda eleitoral no século XXI não é mera coincidência).

Porém, nessa época, as pessoas não sabiam que estavam “fazendo” propaganda.  É a velha história de não conseguir perceber uma revolução enquanto ela acontece.

Enfim, anos depois, na própria Roma, católica e centro do poder espiritual do Ocidente, a Igreja criou uma congregação religiosa para propagar ainda mais a . E é exatamente neste ponto que se dá a origem da palavra PROPAGANDA.

De lá para cá, ela sempre foi – e continua sendo, nunca se esqueça – essencial, tanto para a economia, quanto para a cultura. Hoje, tem como função informar e, ao mesmo tempo, despertar interesse de compra e uso de produtos ou serviços.

Bem, viu como ela é fundamental para a sociedade

E se você se interessou pelo assunto, fique ligado... Nos próximos posts, vamos falar um pouco sobre os setores envolvidos nesse processo, desde a agência, passando pelo veículo até chegar ao consumidor

Até breve!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: