20/06/16

Re-Ciclando – Sebo, e a arte de dar novo sentido as prateleiras


Na Mkt News temos a seção Na Estante com dicas de livros, artigos, e outras recomendações de leitura. 

Basta ir até a livraria mais próxima, ou buscar no Google Shopping, para analisar, e comparar o valor dos preços disponíveis de modo geral. Mais exorbitante ainda, é a diferença entre os livros ligados a tecnologia, comunicação e negócios, já que em tempos de crise, muita gente está investindo em diversas formas de empreender, ou entender, como passar por esse período da melhor forma possível, preservando seu equilíbrio financeiro.

O post de hoje é uma sugestão de leitura, e (porque não?)  até de hábito. 

Nos grandes centros, principalmente em São Paulo, a rotatividade de livros é muito grande. Nem todos os consumidores de livros, em sua maioria, sonham com uma biblioteca dentro de casa. E quando o assunto não é dos mais interessantes, o livro acaba em um sebo, ou no pior dos casos, no lixo, infelizmente.

A dica de nosso primeiro tesouro encontrado no sebo é o livro “A revolução das Mídias Sociais”, do André Telles. 

Literalmente um achado. Entre vários títulos de comunicação e administração, lá estava ele. 

A edição é de 2010, e estava em perfeito estado. E acreditem, custou apenas R$10,00

Sim, o livro está um pouco “parado no tempo”, mas aqui fica a proposta dessa postagem: Um livro fora de circulação pode oferecer conhecimento mesmo depois de atualizações constantes sobre o assunto abordado?

E posso afirmar com toda certeza: Sim! Claro que devemos nos atentar para os seguintes tópicos:

Assunto abordado – no caso especifico deste livro, o foco são as mídias sociais. Alguns conceitos e definições da área ainda podem ser utilizados e aplicados.

Data da edição – o livro trata de uma edição de 2010, ano em que algumas redes como Flickr e Orkut eram cotadas para qualquer tipo de campanha on line. É preciso que você tenha em mente essa diferença cronológica.

Dicas Apresentadas – as estratégias apresentadas são um pouco ultrapassadas. Caso você esteja estudando desde o começo do grande boom das mídias sociais, ele te dará um ótimo comparativo de tempos passados, para a atualidade. Mas se você for um mero leitor, que visa conhecer todo o processo das redes, ou iniciar seus estudos nessa área, o livro é uma boa dica. Ele apresenta algumas dicas de elaboração de descrições e funções de cada ferramenta. É uma boa base para que você possa entender cada rede, suas diferenças e particularidades.

Como base de estudo, acredito que esse livro em especifico, pode produzir um novo ciclo de conhecimento para seu leitor. 

O conhecimento sempre se transforma, e acredito que os livros, independente da sua “idade”, podem sim oferecer informações relevantes, e a um custo acessível. 

A ideia dos posts “Re–Ciclando”, é oferecer dicas de leitura que ofereçam um custo beneficio dentro dos cenários dos sebos de São Paulo

Levando em conta o assunto abordado dentro de marketing, a relevância da leitura dentro de um contexto específico – quem pesquisa sobre o assunto, e leigos, e por último, demonstrar que é possível retirar de edições já vistas como “ultrapassadas” conceitos ainda aplicáveis e de forte importância.

Basta um pouco de paciência para procurar entre as prateleiras, e boa vontade na leitura!


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: