06/06/16

Perca o medo de diagramar com essas dicas básicas



As principais etapas da criação de uma peça são: escolha de imagensprodução de texto, definição de layoutdiagramação. 

Destacaremos aqui, a diagramação, responsável por conduzir a leitura do público. Para isso, é preciso evidenciar os pontos principais da mensagem.

Uma má diagramação pode fazer com que informações relevantes passem despercebidas e o produto não tenha o reconhecimento esperado.

Todo designer sabe que a tipografia serve como forte elemento gráfico quando bem explorada, então, desapegue da ideia de usar uma fonte bonita apenas para preencher espaços em branco. Use o texto a favor da arte. Interaja com o conteúdo da imagem e ouse nas sobreposições.

Para te ajudar nesta etapa aqui vão algumas dicas:

  • Procure usar cores que gerem contraste entre o texto e a imagem. Utilize o recurso de camadas para dar ilusão de movimento.










  • Use títulos e subtítulos, separe os textos em bloco por ordem de relevância. A diagramação segue a regra básica da produção de texto: começo, meio e fim.






  • O efeito de transparência e a escolha de letras vazadas fazem com que, as cores da imagem passem pelo texto, isso contribui para o impacto visual da peça sem perder a legibilidade das informações.






  • Uma alternativa para não usar os textos em blocos é diagramar para que eles formem um contorno ou criem novas formas que complementem a imagem. 





Dica bônus: Não existe certo ou errado na hora da criação, o que existe é a melhor maneira de aplicar os elementos dentro de uma peça, pois cada produto exige uma linguagem diferente para transmitir sua mensagem. E você desenvolveu algum trabalho legal com tipografia? Mostra pra gente! 

   



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: