27/06/16

O Conhecimento tem preço ou valor?


Acredito que você já se pegou pensando entre fazer investimento em um curso, ou partir para as vídeo aulas, tutoriais, ebooks e cursos gratuitos pela internet. 

Eu mesma, já me peguei nesse dilema inúmeras vezes. Primeiro porque tenho facilidade, e gosto, de aprender algo no meu ritmo. E em segundo lugar o custo, que dispensa muita explicação.

Na área de marketing, e comunicação, há diversos sites, e até mesmo instituições, que disponibilizam cursos gratuitos (Espm, Fgv, Insper, até mesmo o Google). Mas é fácil de encontrar materiais ligados a outras áreas, que podem te ajudar, como: vendas, psicologia e softwares. Sobre os cursos pagos, até mesmo via web, não é preciso muita procura. A cada dia surgem cada vez mais “experts” em determinadas áreas, e cursos novos lançados no mercado. Os cursos presenciais não ficam longe, porém, o investimento sempre é um pouco maior.

Agora vamos a uma comparação rápida entre investir, ou não. 


Grátis x Pago

Primeiro passo, tenha em mente qual o seu objetivo. É fundamental saber o que você pretende com o tempo dedicado em aprender. A partir dessa resposta já é preciso analisar os prós e contras de ambas as partes.

Em um curso pago a primeira vantagem da lista é a disponibilidade de alguém que possa tirar suas dúvidas na hora. Não tem há espaço para aquele sentimento de “me perdi”. Outra vantagem é o foco, já que em uma sala de aula você não corre o risco de ouvir seu vizinho com o som no ultimo volume, ou sofrer a tentação da soneca pós almoço de final de semana, caso você escolha por um formato presencial. 

Não podemos esquecer de duas partes que contam muito, os exercícios, são eles que fixam a matéria na prática, e o certificado com reconhecimento da instituição e as horas previstas na grade. As desvantagens além do preço, que muitas vezes chega a ser exorbitante, principalmente se você se enquadra na figura universitária, é o deslocamento, e muitas vezes a metodologia utilizada.

Já nos cursos gratuitos, especificamente pela web, você pode estudar dentro da sua disponibilidade. Normalmente os conteúdos ficam disponíveis até um mês após o seu cadastro. A maioria das plataformas utilizam recursos bem didáticos como games, testes e vídeos para que você assimile da melhor forma. Não é preciso citar que muitos oferecem certificado, e sem custo. 

Porém, você perde a oportunidade do contato humano, o networking, tão conhecido atualmente. Outra desvantagem também é em relação as dúvidas, nestes casos você não possui um tutor tão presente quanto no curso pago. O que dificulta um pouco a compreensão. Nesse quesito, as vídeo aulas também se enquadram.

Antes de qualquer escolha, pense sobre o impacto desse tempo dedicado no seu dia a diae faça a sua escolha baseado em critérios como a grade do curso, a metodologia utilizada, a plataforma ou a infra estrutura oferecida, o currículo do profissional que ministrará as aulas e o valor se está de acordo com a proposta do curso e a quantidade de horas oferecidas. Nem sempre cursos muito caros possuem uma relação custo beneficio favorável, assim como nem todos os cursos gratuitos são ruins.


E agora, ficou mais fácil decidir?

Conta pra gente na nossa pagina do Facebook, ou do LinkedIn, como esse artigo te ajudou a tomar uma decisão!


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: