08/06/16

Instagram adota novo algoritmo e abandona feed cronológico



Em um post em seu blog, o Instagram anunciou que começará a disponibilizar um novo algoritmo do feed para seus usuários nesse mês. 

O novo algoritmo tentará identificar as coisas das quais você mais se interessa e colocar tais posts relacionados no topo do seu feed.

Essa mudança é a maior já feita pela rede social desde o seu lançamento, em 2010. 

De acordo com o Instagram, usuários deixam de ver cerca de 70% das publicações em seus feeds. O novo recurso tenta resolver isso - a ideia principal é que você talvez não veja mais conteúdo do seu feed, mas, pelo menos, você verá aquelas publicações que você gostaria de ver. 

“Com isso, você não perderá mais o vídeo da sua banda favorita após um show, mesmo que tenha acontecido do outro lado do mundo com um fuso horário diferente”, diz a companhia no blog. “E não importa quantas contas você seguir, você deverá ver os últimos posts do seu melhor amigo”, completa. 

Portanto, pode-se dizer que a mudança no algoritmo do Instagram foi realizada pensando na usabilidade pois pretende promover a melhor experiência possível aos usuários.


Esse é um algoritmo muito comum nas redes sociais, e inclusive na rede de pesquisa do GoogleFacebook usa o recurso por anos, enquanto o Twitter entregou função semelhante no início desse ano. 


Como funcionará

O Instagram passará a usar um componente de "aprendizado de máquina" (ou "machine learning"), tecnologia que aprende com o comportamento dos usuários e adapta o conteúdo do aplicativo com base nisso. 

Uma ferramenta similar ao algoritmo do Facebook por ser capaz de reorganizar as postagens, mas ao mesmo tempo diferente, já que o Instagram promete mostrar todas as fotos do seu "feed", só que em uma ordem diferente.

A diferença é que você poderá ver as publicações das pessoas com quem interage mais (curte, comenta e compartilha) em primeiro lugar, independentemente da hora a que foram publicadas.

O novo feed ainda não foi aplicado a todas as contas e será aplicado de forma gradual ao longo das próximas semanas.

Apesar das boas intenções da rede social, alguns usuários não gostaram da mudança, existindo até quem queira abandonar a conta caso o algoritmo não volte ao "normal".

Bem, sem dúvidas será um novo desafio às empresas e aos profissionais de social media. 

O que vocês acharam? Já estão sentindo a diferença no algoritmo?

Aliás, siga-nos nas redes sociais ;)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: