27/06/16

E os setores da propaganda, você sabe quais são?


Você se lembra de que, na semana passada, a gente relembrou o conceito de propaganda e conheceu a sua história?

Como ficou combinado, agora a gente fala sobre a definição dos seis setores envolvidos no processo de propaganda.

É uma explicação bem simples sobre todos eles. Afinal, cada um deles envolve conhecimentos bem específicos.

Utilizando-se novamente do livro “Propaganda de A a Z” de Rafael Sampaio – e aproveitando para sugerir a leitura do mesmo – vamos a eles:

ANUNCIANTE: também chamado de cliente, é a empresa, pessoa ou instituição que faz uso da propaganda para resolver algum problema de comunicação e, com isso, atender a uma finalidade específica e definida – geralmente a venda de produtos e serviços.

CORRETORES E AGENCIADORES: prestam algum tipo de auxílio e assessoria especializada ao anunciante e não devem ser confundidos com os profissionais de atendimento e venda dos veículos (chamados de contatos comerciais).

AGÊNCIA: empresa especializada na técnica e na arte da propaganda, reunindo, para isso, tecnologia específica e corpo de profissionais de diversas especializações, que se estruturam em departamentos (atendimento, planejamento, criação, mídia, pesquisa etc.) com funções específicas.

FORNECEDORES E PRODUTORAS: pessoas e empresas especializadas na produção das peças (anúncios, cartazes, comerciais, fonogramas etc.) de propaganda, trabalho que realizam diretamente para os anunciantes ou por intermediação e sob a coordenação de corretores e agências.

VEÍCULO: cabe ao veículo a divulgação da propaganda, levando as mensagens do anunciante até os consumidores. São muitos os tipos de veículos existentes, cada qual com sua característica e função específica.

CONSUMIDOR: objetivo final da propaganda. Pessoa, grupo, empresa ou instituição para quem as mensagens são dirigidas e da qual se espera uma reação favorável ao anunciante.


E você? Já trabalha ou gostaria de atuar em algum desses setores? Conte pra gente nos comentários :)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: