09/05/16

O que aprendemos com Capitão América: Guerra Civil?



Neste início de 2016 tivemos a oportunidade de acompanhar a exibição de dois dos blockbusters mais aguardados dos últimos tempos, Capitão América: Guerra Civil e Batman vs Superman – Down of Justice.

Ambos foram extremamente aguardados, e levaram milhões de pessoas as salas de cinema. Entretanto, não obtiveram o mesmo sucesso perante os críticos, por que?

Guerra Civil, assim como a grande maioria dos recentes filmes da Marvel, foi sucesso de críticas, a aceitação foi ótima e o público em geral se sentiu satisfeito com o conteúdo entregue pelo filme. Enquanto isso, o filme da DC dividiu opiniões, entre críticas positivas e negativas acabou sendo menos do que se esperava.

Mas o que podemos aprender com o sucesso de Guerra Civil? Vejamos:


• Prepare o terreno antes de lançar um produto:

Um dos grandes diferenciais entre os dois filmes é que Guerra Civil tinha uma base muito melhor para contar sua história, os atores e seus personagens já são identificados e amados pelo público, os conflitos existentes no filme já seguem as características vistas nos filmes anteriores.

Já Batman vs Superman se atrapalhou neste ponto, teve de se preocupar em apresentar e contextualizar toda a história do novo Batman (Ben Affleck), teve de explicar tanta coisa que acabou se perdendo.


• Pessoas adoram se identificar com o conteúdo:

Ficou bem claro que as pessoas gostam de ver seus heróis enfrentando dilemas próximos dos que elas também enfrentam.

O filme da DC apresentou um dilema onde compara um personagem a um deus, questionando sua divindade a todo tempo. Já no filme da Marvel, os heróis se encontram em meio a dilemas muito mais humanos, como o de ficar ao lado de um amigo ou da lei.


• Entregue um produto à altura da propaganda:

Este foi um dos grandes fatores diferenciais entre os dois filmes.
Batman vs Superman foi talvez uma superprodução maior na divulgação do que no próprio filme, prometeu muito e não entregou o suficiente.

Guerra Civil por sua vez fez uma campanha um pouco menor, porém muito mais participativa (Quem não viu algum amigo postando #TeamCaptain ou #TeamStark ?), e cumpriu – ou até superou – as expectativas.



E você, de qual gostou mais? Fique a vontade para comentar e dar sua opinião sobre os filmes ;)




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: