02/05/16

Meios de comunicação nas organizações: qual o melhor caminho?


Há algumas semanas, a MKT News vem abordando, entre outros assuntos, a Comunicação Organizacional. Já vimos como classificar uma empresa, quais as redesde comunicação e as barreiras que podem ocorrer.

Hoje, vamos classificar os meios de comunicação nas organizações, segundo o estudioso Charles Redfield:

ORAIS: podem ser divididos em diretos e indiretos. Os diretos são: conversa, diálogo, entrevistas, reuniões, palestras, encontros com o presidente face a face; os indiretos: telefone, intercomunicadores automáticos, rádios, alto-falantes etc.

ESCRITOS: dizem respeito a todo material informativo impresso, a saber: instruções e ordens, cartas, circulares, quadro de avisos, volantes, panfletos, boletins, manuais, relatórios, jornais e revistas.

PICTOGRÁFICOS: são representados por mapas, diagramas, pinturas, fotografias, desenhos, ideografias, entre outros.

ESCRITO-PICTOGRÁFICOS: se valem da palavra escrita e da ilustração. São os cartazes, gráficos, diplomas e filmes com legenda.

SIMBÓLICOS: são insígnias, bandeiras, luzes, flâmulas, sirenes, sinos e outros sinais que se classificam tanto como visuais quanto auditivos.

AUDIOVISUAIS: são constituídos principalmente por vídeos institucionais, de treinamentos e outros, telejornais, televisão corporativa, clipes eletrônicos, documentários, filmes etc.

TELEMÁTICOS: têm esse nome porque a informação é trabalhada e passada com o uso combinado da informática (computador) e dos meios de telecomunicação. Como exemplos, temos a própria intranet, o correio eletrônico, os terminais de computador, os telões, os celulares etc. São meios interativos e virtuais.

TEATRO: como meio presencial pessoal ou de contato interpessoal direto.

Não existe uma fórmula certa com o meio ideal para divulgar todas as campanhas institucionais. Como você pode ver, tudo vai depender de uma série de fatores, como, por exemplo, qual o tipo de informação e quais pessoas da organização devem ser informadas.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: