02/05/16

Formal e informal: saiba classificar as redes de comunicação


A comunicação organizacional envolve conceitos, categorias, barreiras e uma série de teorias que precisam ser conhecidas para que as coisas aconteçam na prática.

Entre elas, está a classificação das redes de comunicação que, basicamente, se resumem em duas: a formal e a informal. Vamos entender a diferença?

Bem, a formal é aquela que provém da estrutura organizacional. Ou seja, é todo um conjunto de informações que são transmitidas pelos mais diferentes veículos.

É a chamada comunicação administrativa, que deve estar de acordo com as normas de uma empresa, no que diz respeito ao comportamento, aos objetivos e às estratégias que conduzem as responsabilidades de seus membros.

Já a informal é aquela que surge das próprias relações entre as pessoas. Ela não é contratada pela empresa, muito menos requerida.

Um dos mais conhecidos produtos desse sistema é o rumor (boato). A conversa, a livre expressão do pensamento e as manifestações dos trabalhadores sem o controle da direção são outros exemplos.

É aí que aparece a importância da formação de lideranças e comissões, que não aparecem na estrutura da organização, mas que desempenham um valioso papel.


Simples, não? Pois é... No próximo post, vamos um pouco mais a fundo e abordar os meios de comunicação interna. Fique ligado!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: