23/05/16

David Portes: de morador de rua no RJ a empreendedor milionário elogiado por Kotler


Muitas histórias de superação viram filmes ou livros. Isso porque elas são, geralmente, muito motivadoras. É o caso, por exemplo, do morador de rua brasileiro que se tornou empreendedor e foi elogiado até por Kotler. Se você ainda não o conhece, já está na hora!

O fluminense David Portes tem 59 anos de muita história para contar. Teve que parar de estudar na 7ª série para ajudar a família na roça. Há aproximadamente 30 anos, foi para o Rio para, segundo ele, “ter uma família, casa e dignidade”.

Em 1986, após ter sido demitido e perder sua moradia, o então morador de rua precisou pegar alguns cruzados emprestados com um amigo, algo em torno do equivalente a doze reais, para comprar remédio para sua esposa grávida.

É aí que começa sua história de empreendedorismo. Ele preferiu investir o dinheiro, comprando meia dúzia de doces, que vendeu para conseguir o que precisava. Deu certo! Conseguiu dobrar o dinheiro em uma hora. Comprou o remédio e mais doces. No outro dia, dobrou novamente.

No ano seguinte, já tinha sua banca de doces, a Banca do David que, com mais de 300 itens para venda, mas perdendo clientela, foi dividida em diversos setores (inclusive o mezanino EngorDiet), e David começou a realizar ações promocionais.

No começo da década de 90, criou o delivery com a ajuda de dois orelhões próximos e, com espírito inovador, criou o e-commerce do negócio.

Mas foi no último ano dessa mesma década que sua história ganhou o mundo: David foi citado como um exemplo a ser seguido por ninguém menos do que Philip Kotler, em uma das apresentações do guru do marketing.

Com o novo milênio, veio também a nova função: começou a dar palestras para, em 2006, viajar até os EUA para receber o título de melhor palestrante do mundo pela World Confederation of Businesses (Confederação Mundial de Negócios).

Desde então, foram mais de 1500, em países como o próprio Estados Unidos, China, Portugal, Japão, Argentina e Uruguai. Atualmente, presta consultoria de marketing e atende clientes como Unilever, Nestlé, Chevrolet, Coca-Cola, P&G... e por aí vai.

Em 2010, juntamente com o filho Thiago Monsores, abriu a agência de comunicação AD Experiências Inovadoras, especializada em live marketing. Hoje, é dono de cinco empresas.

Sua biografia completa está no livro “David – Uma lição de vida e marketing”, com mais de 40 mil cópias vendidas até o ano de 2015. Sempre querendo mais, ele já lançou seu segundo livro: “O segredo do sucesso – 60 dicas do homem que transformou 12 reais em milhões”.

Motivação, marketing, empreendedorismo, criatividade ou vendas. Independentemente de qual dessas coisas você esteja procurando, com certeza esse cara é uma inspiração e tanto!


Fique ligado, pois no próximo post vamos compartilhar alguns ensinamentos desse mito. ;)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: