11/04/16

Comunicação Organizacional: saiba classificar uma empresa


Organização é uma palavra que ouvimos sempre no mercado de trabalho. Suas metas são abordadas no Marketing, sua identidade na Publicidade e seu funcionamento na Comunicação... E por aí vai. Mas como conceituá-la? 

Bem, são duas as definições mais bem aceitas: uma, que seria o ato e efeito de “organizar” – pode parecer simplista, porém, está de acordo com as ideias de Administração.

A outra é a que foi extraída do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada (Editora Summus), de Margarida Maria Krohling Kunsch, que a define justamente como a “expressão de um agrupamento planejado de pessoas que desempenham funções e trabalham conjuntamente para atingir objetivos comuns”.

Esse mesmo livro traz ainda algumas maneiras de como classificar as organizações, o que ajuda e muito na hora de entender as necessidades do cliente ou empresa onde se está trabalhando.

Isso pode ser feito em função do tamanho (número de pessoas, volume de atividades, faturamento, patrimônio ou capital ativo fixo), tipo de atividade (prestadora de serviços ou produtora de bens de consumo ou produtos), raio de atuação / abrangência (local, regional, nacional, multinacional ou transnacional) e, por fim, forma de propriedade (pública, privada ou sem fins lucrativos).

Quanto às características, estas auxiliam a estruturar a organização de forma a possibilitar a executar as estratégias, atingir os objetivos e cumprir a missão. O estudioso Antonio Cury caracteriza uma organização como tradicional (autoritária / sistema fechado), moderna (consultiva / sistema aberto) ou contemporânea (holística / participativa). Vale colocar que essas características se transformam e as organizações precisam se adaptar.

Tudo isso serve para que a gente possa ter uma noção do que é uma organização, o que é fundamental para profissionais da nossa área, como dito lá no começo. 

Para os próximos posts, vamos abordar vários assuntos sobre comunicação dentro de uma organização: as barreiras, os fluxos, os meios etc. Fique ligado!

Atualizando... Já postamos:
- As barreiras que podem ocorrer na comunicação e que você deve saber
- Formal e informal: saiba classificar as redes de comunicação
- Meios de comunicação nas organizações: qual o melhor caminho?
- Fluxos comunicativos: de onde vem a comunicação?
- Níveis de comunicação: saiba como analisá-los


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: