16/03/16

Publicidade: A arte da sedução em 5 passos



Todos nós já nos deparamos com várias definições sobre “O que é a publicidade”, vários pensadores e profissionais da área já deram suas opiniões, e muitas delas nos inspiram em algum momento de nossa vida profissional.

Uma das definições mais interessantes que já vi sobre o tema foi “A publicidade é a arte da sedução”. Interessante, não?

Se observarmos os conceitos e objetivos básicos de ambos, encontraremos vários pontos em comum, o que nos proporciona insights muito legais (nas duas áreas rsrs).

Vamos então refletir sobre alguns desses pontos em comum:


1- Conheça bem seu público-alvo.

Um bom conquistador (seja ele homem ou mulher) sempre analisa o alvo antes de agir, observa seus movimentos e tenta traçar um perfil que guie suas ações dali em diante.

Na Publicidade, é essencial uma boa pesquisa de mercado antes de planejar qualquer ação, para traçar o perfil de seu público-alvo (ou persona), até mesmo para se aprofundar na busca por conhecer o que o seu cliente quer, e o que você pode fazer para suprir esta necessidade.

Você pode se aprofundar mais sobre esse assunto, neste post aqui.


2- Quem faz muita propaganda parece desesperado.

Em meio ao processo de sedução, o conquistador não tem a necessidade de ficar a todo o tempo exaltando suas qualidades, além de chato, não funciona.

Na publicidade, muitas empresas interagem com seu público apenas com propagandas, tentando a todo tempo promover e vender seus produtos e/ou serviços.

Mostre que sua empresa tem algo mais, proporcione conteúdo ao seu cliente, procure utilizar os espaços de contato para que ele conheça mais de sua empresa, e acima de tudo desenvolva um relacionamento com ele.


3- Saiba passar a sua mensagem da maneira correta.

O sedutor é famoso por ser bom de conversa, sabe utilizar as palavras e os argumentos como ninguém.

Um dos segredos que o diferencia dos conquistadores comuns é que ele não costuma mentir, exatamente, ao contrário do que muitos pensam, o bom conquistador não precisa prometer mundos e fundos, o que também não quer dizer que ele estampe na testa todos seus defeitos.

Ele fala apenas verdades que não o prejudicam, que o tornam mais humano e acaba inspirando a confiança do outro.

Na publicidade, muitas empresas pecam neste aspecto. Buscam mostrar ao público que sua empresa é perfeita, culpando outros fatores por algumas falhas cometidas, ao invés de se desculpar e mostrar ao público o seu lado humano.

Assuma suas falhas e diga o que a empresa está fazendo para melhorar, isso te dará credibilidade.


4- Saiba utilizar as armas disponíveis.

Na sedução, o conquistador se utiliza de vários atributos para alcançar seu objetivo, entre eles a beleza física, aromas agradáveis, e até mesmo status social que o mesmo pode lhe proporcionar.

Na publicidade esses atributos são muito mais importantes, vamos tirar como exemplo o iPhone, que apesar de ser um ótimo aparelho na opinião de muitos, tem como um dos fatores principais para sua compra o status que ele dá a quem o possui.


5- Sedução é incitar o desejo.

A definição de seduzir é “incitar o desejo; provocar ações cativando o alvo”. E é exatamente isso que a publicidade e o sedutor fazem.

O sedutor provoca seu alvo, até que o mesmo esteja totalmente entregue e tomado pelo desejo.
Da mesma maneira a publicidade atua por meio das suas propagandas, ações, e outros meios. Traz à tona o desejo, cria uma necessidade que precisa ser saciada para gerar uma imediata sensação de satisfação.


você, o que acha? Deixe seu comentário e nos dê a sua opinião.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: