02/03/16

Galo como símbolo da Publicidade. Por quê?


Nós, profissionais de Comunicação e Marketing, sabemos que toda marca deve possuir uma logo e a importância que ela carrega, ainda que muitas vezes não paremos para prestar atenção na mensagem que traz (para citar alguns exemplos, vale dar uma olhada no post 18 logos com mensagens que você nunca percebeu).

Assim também, toda profissão possui um símbolo que a representa, sempre com um motivo para isso.

Para Psicologia, por exemplo, a letra psi está ligada à etimologia da palavra psique (alma, em grego). Há ainda os casos em que o símbolo expressa o perfil adequado a determinado profissional. Entre eles, Administração, cujas setas e formas remetem à organização, direcionamento, orientação, coordenação, arbitrariedade e planejamento; e Pedagogia e Filosofia, onde estão presentes as características da coruja: ponderação, calma e olhos grandes, para adquirir conhecimento.

Em Publicidade, temos o conhecido Galo, estilizado de diferentes formas em cada festival de âmbito profissional ou acadêmico. Porém, você já se perguntou sobre qual a explicação para isso?

Reza a lenda de que há muitos anos uma agência de São Paulo precisou virar a noite fazendo um job, e os publicitários, ainda não acostumados com essa rotina, eram acordados com frequência com o som do bicho no terreno vizinho, que não dormira devido ao barulho.

Alguns maldosos dizem que, na verdade, é porque os publicitários são escandalosos e querem aparecer perante os outros.

Contudo, o real motivo é que o galo acorda antes do que os outros animais e dá seu grito para propagar a notícia do nascer do sol.

Percebeu a relação?

Acontece que os “galos-humanos” devem acompanhar, entender e lançar tendências no mercado, ou seja, serem pioneiros e conseguirem anunciar de forma eficiente (entenda resultado) os diferenciais dos produtos ou serviços do cliente, antes da concorrência. E fim.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: