03/12/15

Youtuber: Um novo aliado no engajamento das marcas que você não pode deixar de fora


Em 2015 o Youtube completou 10 anos.

O primeiro vídeo foi postado por um de seus idealizadores Jawed Kim e tinha apenas 18 segundos. Foi a porta de entrada para que outras pessoas  apostassem na nova plataforma e surgissem  os primeiros  vídeos virais.

Hoje o site é um dos mais acessados e serve até como mecanismo de busca.

É possível encontrar vídeos para todo tipo de público, seja a preferência humor, música, culinária, artesanato entre outros.

Um dos fenômenos atuais dessa rede tem sido os Youtubers: pessoas que postam em seus canais vídeos semanais comentando sobre diversos temas, conhecidos como vlogs.

Com média de 5 a 10 minutos eles conseguem cativar uma multidão de fãs tornando-se grandes influenciadores e formadores de opinião.

São capazes de em questão de minutos subir uma Hashtag para os Trending Topics do Twitter. Para quem não sabe o que é uma hashtag e o poder dela, veja esse artigo aqui

Com a mobilização de seus seguidores, essa audiência andou chamando a atenção das marcas presentes no mundo online.

Não é segredo que para obter sucesso no ambiente digital é preciso ter engajamento, mas para isso, a mensagem deve chegar ao público da forma mais espontânea possível. Eis o grande desafio.


E assim surgem as parcerias, onde as marcas propõem a esses Youtubers alguma ação disponibilizando todo o material necessário e deixando muitas vezes que eles adaptem a inserção da marca dentro do conteúdo que estão acostumados a fazer, e possui tanto retorno. Inclusive, seja parceiro do nosso blog, clicando aqui.

A Fanta recentemente embarcou nessa. Sendo uma marca jovem, lançou o desafio “Fanta vs Fanta” o objetivo era decidir qual dos sabores continuaria sendo produzido.

Contando com a participação de diversos canais, os Youtubers fizeram desafios dividindo-se em duas equipes: Fanta Maçã Verde e Fanta Maracujá. Além de explicarem toda a dinâmica da ação eles divertiam o público até o final dos vídeos.

Outra marca do mesmo grupo, a Coca-Cola, também apostou nesse conteúdo. Enviou para os Youtubers mini garrafas personalizadas com seus nomes e o de seus canais. O resultado foi a aparição delas dentro de Vlogs ou Esquetes da maneira mais adequada de acordo com o roteiro de cada um deles.

Está provado que há espaço para todas as marcas e segmentos, tanto que além de fins comerciais, muitos desses influenciadores participam de eventos e mobilizações em prol de ONG’s, levando com eles o apoio e contribuição de seus inscritos.

Isso confirma que uma comunicação simples, porém bem elaborada ainda é a melhor maneira de fixar a lembrança da marca na mente do consumidor.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: