19/11/15

9 dicas para reenergizar o conteúdo de seu e-mail mkt e conseguir mais leads


Já sabemos há muito tempo que o e-mail veio para ficar e também que, muitas vezes os leads preferem ser prospectados, em primeiro lugar, via e-mail.

É indiscutível a importância do e-mail marketing para seu trabalho de marketing digital. E o trabalho é basicamente simples: criar conteúdo que inspire ações pré-determinadas dos inscritos em sua lista.

Como tudo em negócios, na teoria é fácil. Porém, conseguir engajamento da sua lista com seu e-mail é algo muito complexo. Seja para apresentar algo novo ou para vender as mesmas coisas, a cada semana ou quinzena, preparar uma newsletter com conteúdo relevante é uma tarefa árdua, mesmo para o mais experiente dos profissionais.

Mesmo as grandes ideias precisam de uma repaginada de vez em quando. Que tal uma lista de dicas para dar uma renovada nos seus esforços de e-mail marketing?

Já postamos aqui no blog dicas de como criar um título de email perfeito e impossível de não ser clicado. Agora vamos às dicas de como criar um conteúdo que seus leitores se disponham a ler e (tomara...) agir?


Veja 9 dicas para conseguir isso:

1) Trabalhe o design do seu e-mail
A aparência do e-mail é avaliada de forma praticamente inconsciente. Nem por isso você deva menosprezá-la. Nada como abrir um e-mail que todo confuso, com imagens distorcidas e fontes e letras agressivas.

2) Faça conexão com seus leads
O lead já conhece você ou sua empresa/marca? Chame-o pelo nome, Familiaridade favorece a conexão.

3) Use a técnica AIDA
Você já deve conhecer o acrônimo AIDA. Para aqueles que não sabem ainda, AIDA significa Atenção Interesse, Desejo e Ação. São quatro fases que todo lead deve passar antes de tomar uma ação. Portanto sempre siga esse roteiro no fluxo do conteúdo do seu e-mail marketing.

3) Amplie o trabalho de brainstorm da equipe
é pior para qualquer esforço de marketing que a acomodação. Crie novas rotinas de discussão de ideias, compre o livro mais recente do seu guru do email marketing, cadastre-se para receber newsletters de empresas com histórico de inovações na web (Coca Cola, por exemplo) e analise o que eles fazem e adapte as boas ideias para seu uso.

4) Ofereça descontos exclusivos para os cadastrados 
Afinal, que motivo que leva as pessoas a se cadastrarem para receber seus comunicados? Saiba que é para receber descontos, ofertas, conteúdo exclusivo e tudo mais que signifique vantagem ou valor. Nos EUA há um nome bem legal para isso. WIIFM: What’s in it for me? Algo como: O que que eu ganho nisso? Prestigie seus cadastrados e eles retribuirão. Use o email marketing como primeira opção para excedentes, itens exclusivos ou de tiragem limitada e liquidações.

5) Pergunte diretamente aos seus clientes o que eles querem 
Faça uma enquete, inclua na newsletter um espaço para ideias e premie as melhores. Não tenha medo de envolver seus clientes em suas decisões de marketing. Afinal, seu trabalho é conquistá-los, não é?

6) Crie um banco de ideias 
Faça um arquivo só com ideias que retirar de emails, sites, páginas do Facebook ou Twitter. Um dia uma delas pode ser o toque que faltava. E note que, as vezes, isso pode ser um título bem pensado, uma oferta diferenciada, ou simplesmente um bom texto. Esteja sempre ligado para perceber boa ideias.

7) Use suas mídias sociais 
O Facebook, Twitter, Pinterest e outras redes são ótimas fontes de pesquisa. Pesquise que tipos de posts geraram mais compartilhamentos e curtidas de seus seguidores e o que estão publicando em seu mural. Analise quais tweets fora mais retuitados. Existem dúvidas ou perguntas mais recorrentes? Bons serviços de e-mail indicam quais os inscritos de maior peso nas redes sociais. Analise o que eles compartilham mais. Há muitas informações úteis nas suas próprias mídias sociais.

8) Reutilize boas ideias do passado 
Sempre tendemos a procurar o novo, quando, muitas vezes, a resposta está no passado. Reutilize o que funcionou antes. Verifique quais foram os links mais clicados em suas antigas newsletters, quais os tipos de artigos que tiveram melhor resposta, enfim pesquise seu próprio trabalho para encontrar exemplos bem sucedidos.

9) Envie conteúdo específico 
Para áreas de interesse, faixas etárias, sexo, regiões ou o que mais seu cliente informar como sendo de seu maior interesse. Os números de aberturas e cliques, hoje, são menores que há 5 anos atrás. A dica aqui é enviar conteúdo específico para assuntos, faixas etárias, sexo, regiões ou o que mais seu cliente informar como sendo de seu interesse. Dê ao seu cadastrado exatamente o que ele quer!

Se você pretende melhorar suas estatísticas, que tal começar com essas 9 dicas? Nos informe se alguma funcionar para você!


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: