05/10/15

Aprenda de uma vez por todas a diferença entre Marketing e Publicidade.



A linha tênue entre os dois é muito próxima, mas sim, são diferentes embora um esteja totalmente ligado ao outro. Até mesmo os profissionais da área fazem confusão quanto à denominação.

É como o Pinky e Cerébro, um não anda sem o outro, quando sozinhos, não conseguem chegar a algum lugar, eles só se dão bem quando há uma parceria. Juntos eles podem dominar o mundo! 

O Marketing (O Cerébro) é o cabeça. É quem pensa e define estratégias.  O marketing é responsável por definir os 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção do produto ou serviço.

A Publicidade (O Pinky) é responsável por propagar tudo o que o marketing pensou e dar vida e cores a ideia e ações. Basicamente o Marketing estuda como criar uma imagem e define qual a imagem que deve ser criada, a publicidade cuida da imagem, a propaganda vende a imagem.

Mas vamos entender de forma mais profunda o que é cada um:


MARKETING


É o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produto para o consumidor.

É o responsável pela implantação da estratégia comercial, que vai desde o estudo de mercado, administração, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-vendas, visando a satisfação das necessidades presentes e futura dos clientes.

Resumindo, o Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade. 

O profissional de marketing trabalha diretamente com o objetivo de estimular a venda de produtos e serviços. Ele analisa as melhores táticas do mercado, para cada cliente - que pode ser tanto uma marca, uma empresa ou até uma pessoa.


PUBLICIDADE


O termo "publicidade" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial

É uma comunicação de caráter persuasivo (que te convence) e visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa.

Segundo o Business Dictionary Publicidade é o "Tipo de promoção que se baseia em relações públicas, ou seja, no efeito de uma notícia divulgada geralmente livre pela mídia de massa. O principal objetivo da publicidade não é a promoção de vendas, mas a criação de uma imagem através de comentário editorial ou fonte independente". 

Exemplo: Televisão, Outdoors, Notícias divulgadas na mídia, buzz da internet, campanhas e por aí vai. Veja aqui Outdoors criativos pelo mundo.


RESUMINDO

Marketing é um conjunto de estratégias, envolvendo publicidade, que visa satisfazer e despertar o consumo e a  Publicidade são "ferramentas", as mídias usadas pelo marketing que tem como função criar, planejar e produzir campanhas publicitárias visando a divulgação das informações marca e/ou produto, de maneira comercial.


Entendeu? Se ainda tiver alguma dúvida ou queira adicionar uma observação, deixe seu comentário abaixo ;)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: