19/08/15

25 ideias criativas e valiosas para criar conteúdo nas redes sociais


Todo mundo que trabalha com Marketing Digital sabe que criar conteúdo suficiente para manter as redes sociais atualizadas dá um tremendo trabalho.

Supondo que você participe de apenas três delas e faça dois posts em cada uma em todos os trinta dias por mês, serão 180 posts que devem ser planejados com antecedência, criados, ilustrados e colocados no gatilho automático para que você tenha tempo para as outras atividade da sua rotina.

Sem se esquecer de que o trabalho não acaba aí: depois de postar, você ainda precisa monitorar tudo isso, responder quando necessário, interagir, levar as reclamações para o particular e tratar de ser “o cara” do seu mercado.

Difícil, não é mesmo?

Para tornar sua vida um pouco mais fácil, continue lendo e descubra 25 ideias para te ajudar a elaborar as atualizações mais divertidas e criativas!


1. Não deixe de criar conteúdo atrativo

Uma das melhores formas de manter seu público ligado em você nas redes sociais é compartilhar conhecimento. Se você não tem tanto conteúdo assim no seu blog, compartilhe o de outros sites e de outros profissionais — sempre dando os devidos créditos, claro! —, o que vale é gerar valor para quem segue o seu perfil.

2. Perguntas que não querem calar

Se você está sem tempo para publicar uma atualização, a saída é fácil: faça uma pergunta. O que as pessoas estão fazendo, que tipo de post elas querem ver na sua página, o que elas preferem, produto A ou B, etc. Perguntar sempre gera interação, engajamento e faz com que seus seguidores se conheçam e estabeleçam novas conexões. Não é mesmo?



3. Responda a comentários

Quando alguém deixa um comentário na sua fanpage, não o ignore sob hipótese alguma! Responda com cordialidade, dê esclarecimentos e seja humano. Se a pergunta for frequente, eis uma ótima oportunidade de criar uma atualização e fixá-la na parte superior da sua página, deixando-a facilmente visível para todos.

4. Recomende tudo o que achar relevante para o seu público

Revistas, eventos, artigos, imagens, tudo o que você acredita que é relevante para as pessoas que te seguem pode ser compartilhado por você nas redes sociais. Se você leu um artigo e acredita que ele pode ajudar outras pessoas, recomende, fale por que esse artigo é interessante, por que as pessoas deveriam lê-lo. Você acaba de conhecer uma atualização que vai te custar menos de 2 minutos.

5. Ajude outras pessoas

Se você percebe que muita gente não está entendendo bem determinado tema do seu segmento, ajude-as postando um comentário esclarecedor, insira links para materiais mais completos e faça sua parte como membro dessa rede de conhecimento. Compartilhar o que você sabe é primordial para fortalecer sua imagem como referência naquele tema.

6. Crie concursos e cupom de desconto

Tem um produto na sua loja virtual que quer queimar o estoque? Já pensou em fazer um concurso cultural ou criar um cupom de desconto para engajar as pessoas e gerar compartilhamentos? Visibilidade é sempre bem-vinda nas redes sociais e te conecta com pessoas novas e interessantes.

7. Fale sobre os bastidores do seu negócio

Nada melhor do que uma situação engraçada, uma entrevista com um colega de trabalho ou a apresentação de um novo membro da equipe para mostrar como sua empresa trabalha, quem são as pessoas por trás de toda a operação e dar um ar mais humano para as redes sociais. Não se esqueça de aliar texto e imagem para dar maior impacto à sua postagem.

8. Fale de pessoas (mas só bem, certo?)

Você participou de um evento e achou o apresentador sensacional? Fale dele para os seus seguidores, recomende o profissional e, se possível, marque-o na sua publicação. Além de fazer uma média com ele, você estabelece uma nova conexão e estimula mais interações na sua página.

9. Mea culpa, mea maxima culpa

Errou? Tudo bem, use a oportunidade para atualizar suas redes sociais e mostrar seu compromisso com a verdade e a transparência. Assuma seu erro e, se a falha não for nada imperdoável, tire um sarro de si mesmo. As pessoas vão perceber que você é humano e vão te desculpar mais facilmente (além de se manterem de olho em você também).

10. Compartilhe atualizações de outras pessoas

Redes sociais são canais de comunicação de duas vias, portanto, deixe de lado o “eu” e olhe para os vizinhos. Alguém publicou algo interessante ou engraçado? Compartilhe! Status engraçados são ótimos para se compartilhar e geram mais interação e engajamento na sua página. Só não se esqueça de pedir permissão para o dono do status, ok?

11. Aproveite as datas comemorativas

O Brasil está repleto de datas comemorativas. Se você buscar na internet, todo dia é dia de alguma coisa, então aproveite para fazer atualizações de homenagens: não importa se é dia das mães, da árvore ou Natal, use esses eventos e movimente suas redes sociais com coisas simples, mas relevantes.


12. Inspire com citações

Podem ser de livros, de músicas, de profissionais, autores, de palestrantes, não importa. Se você detectou uma fala que possa ser relevante para seus seguidores e fãs, prepare um background legal e compartilhe essas citações inspiradoras. Além de fazer com que as pessoas se identifiquem e estabeleçam conexões emocionais com a sua marca, de quebra você tem milhares de compartilhamentos e aumenta sua visibilidade!

13. Impacte com imagens únicas

Que uma imagem fala mais do que mil palavras você já sabe, mas que ela gera mais de mil compartilhamentos, você sabia? As imagens são poderosas para engajar seguidores, então faça uma boa seleção de fotos da sua empresa, da sua equipe, de confraternizações ou de eventos e compartilhe — sem se esquecer de marcar as pessoas, quando possível.

14. Agradeça a alguém

Recebeu um material rico de algum seguidor por e-mail ou inbox? Agradeça publicamente. Recebeu um elogio, uma crítica, um presente? Publique uma nota de agradecimento nas redes sociais, marcando sempre a pessoa que está fazendo a gentileza. Isso gera visibilidade para você, para ela e ainda faz com que as pessoas interajam com vocês nas redes sociais.

15. Seja engraçado

Um dos desafios de qualquer profissional ou empresa que está presente nas redes sociais é fazer humor e ser bem-sucedido. Sendo assim, compartilhe memes, tirinhas, situações cômicas (de preferência inéditas e que tenham acontecido com você ou um conhecido) e veja as pessoas ficarem de bom humor, curtirem suas postagens e manterem-se fiéis à sua marca nas redes sociais.

16. Seja um curador (não curandeiro!)

Curadoria digital é fazer um apanhado de conteúdos relevantes e compartilhá-los com suas conexões, independentemente de serem de sua autoria. Aproveite temas que são atemporais, que podem ser consumidos por um longo tempo e movimente seus perfis com assuntos que nunca saem de moda.

17. Compartilhe suas conquistas

Abriu a primeira filial? Conquistou mil seguidores? Dois mil downloads? Tudo isso pode e deve ser comemorado nas redes sociais! Demonstre o quanto você tem trabalhado duro e ressalte que os resultados estão chegando graças à sua audiência. Ela se sentirá agradecida e parte de tudo o que você está construindo.

18. Aposte nos vídeos

Com o Instagram, Vimeo, YouTube e outras redes sociais que aceitam o compartilhamento de vídeos, você pode fazer praticamente de tudo e compartilhar com suas conexões. Mostrar uma experiência sua, os bastidores de um evento, um passo a passo, os erros da sua equipe, um sorteio e todo tipo de situação que possa servir de inspiração e aprendizado para os seus seguidores te dá maior visibilidade e transforma suas redes sociais em verdadeiros motores de busca por conhecimento.

19. Promova-se (com moderação!)

Também é possível se autopromover nas redes sociais, mas aqui vale a regra do 80/20: 80% de relevância para 20% de “eu”. Lembre-se que você está nas redes sociais para gerar relacionamento, não para vender, não é?

20. Lance desafios

Desafios são excelentes iscas para que as pessoas se engajem com suas páginas nas redes sociais. Os 50 primeiros que desvendarem o nome do seu novo e-book, as 3 pessoas selecionadas em seu concurso cultural, o primeiro que participar de uma enquete, quem adivinhar qual será a data do seu evento: tudo isso serve de munição para que você mantenha suas redes sociais atualizadas e ativas o tempo todo.

21. E por falar em enquete…

Você deve ter notado que as enquetes estão muito populares ultimamente, não é mesmo? Utilize essa estratégia para promover mais engajamento entre os seus seguidores e estimular o compartilhamento dessa ferramenta de pesquisa que gera muito buzz para você!

22. Use hashtags para atrair a atenção

As hashtags são ótimas, não são? Com elas você encontra pessoas interessadas nas mesmas coisas, estabelece novas conexões, dá visibilidade a um evento e muito mais. Então que tal utilizá-las nas atualizações das suas redes sociais? No Twitter, por exemplo, existe a hashtag #FollowFriday, que estimula a conexão entre pessoas. Faça o teste!



23. Faça listas e compartilhe-as

Todo mundo adora uma lista. Lista de compras, de lugares a visitar, de livros, de filmes… Compartilhe suas listas preferidas, os 10 livros mais lidos do momento, os 10 filmes de maior sucesso de todos os tempos, os 20 seguidores com maior participação nas suas redes sociais, etc. Tudo é motivo para fazer uma lista, então faça as suas! (Buzzfeed que o diga)

24. Faça semanas temáticas

Que tal colocar sua audiência para trabalhar por você? Crie uma campanha para que todos postem uma foto com uma fantasia de Halloween em seus perfis e insiram uma hashtag. Depois, é só você compartilhar e acompanhar as interações. Aproveite para lançar um concurso em torno dessa ação e premiar as melhores caracterizações!

25. Fale dos seus pontos fracos (#sqn)

Apontar seus pontos fracos pode não ser uma missão fácil. Mas você pode utilizar esse recurso com uma pitada de humor, colocando a hashtag #sqn (“só que não”). Uma forma de mostrar mais uma vez seu lado humano e seus seguidores vão curtir bastante!




Seguindo as dicas, confira também o post: 6 passos para ter os melhores resultados orgânicos no Facebook.

Agora que você já tem munição para praticamente um mês inteiro (sem contar os finais de semana), que tal acrescentar a essa lista mais algumas ideias criativas para atualizações nas redes sociais?

Te desafio a citar pelo menos mais uma opção de atualização. Vai encarar? Então comente!



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: