10/08/15

18 logos com mensagens que você nunca percebeu


Para Martin Lindstrom - um dos mais famosos pesquisadores do campo da neurolinguística relacionada à publicidade - o objetivo das marcas deve ser envolver o subconsciente dos consumidores. Pois 85% das pessoas agem de maneira totalmente diferente do que pensam em seu cérebro.

Talvez por isso as empresas criam logotipos tão criativas, cheias de significados e enigmas que quase nunca percebemos. E nos perguntamos: ‘O que esse desenho tem a ver com esta marca?’ Ou ‘por que ele me atrai tanto?’

Veja o exemplo de 18 logos com mensagens e significados que você talvez nunca tenha percebido.


01 - Amazon

Ao escolher este nome para o seu site de compras, Jeff Bezos queria que o nome fosse algo que aparecesse entre os primeiros nomes, sempre que fosse colocado em ordem alfabética. Por isso consultou o dicionário e escolheu a palavra ‘amazon’, fazendo referência a dimensão do rio brasileiro - ‘Amazônia’. Outra coisa interessante é a seta laranjada, que significa que eles tem de tudo de ‘a’ à ‘z’.
02- Nestle


Muita gente pensa que os pássaros filhotes e a ‘mamãe’ presentes na tradicional logo da Nestle querem simbolizam a família. Mas na verdade, o significado é bem mais simples: é apenas a tradução da palavra 'nestle', que significa ‘ninho’, simbolizando o cuidado desde a infância.


03 - Mc Donald’s


Acredite se quiser. Mas criação da logo do Mc Donald’s foi feita sob a opinião do psicólogo Louis Cheskin. Segundo ele ao ter contato com os dois arcos amarelos o subconsciente das pessoas fariam referência à dois seios maternos.


04 – Dove
Quem diria que um sabonete tão delicado foi desenvolvido para ser levado à segunda guerra mundial? Ele sempre foi considerado um sabonete tão macio que era usado nos hospitais para lavar as feridas dos soldados. Por causa disso, para simbolizar o período de paz após a guerra, foi escolhido como símbolo uma pomba (‘dove’ em inglês), que permanece na logo até os dias de hoje.

05 - Toblerone


A Toblerone - mundialmente famosa marca de chocolates - nasceu na cidade suíça chamada Berna, na Suíça, que abriga vários ursos em suas montanhas. Por isso é também conhecida como “A Cidade dos Ursos”. Repare bem. Você consegue ver um urso na logo?


06- Yamaha


Em 1887, Torakusu Yamaha tinha uma pequena empresa de reparo de pianos e órgãos eletrônicos. Em 1955 a empresa passou a produzir também motocicletas. Dando origem à ‘YAMAHA MOTORS CORPORATION’. Por isso, muita gente acha que o simbolo da marca representa e eixos dianteiros de  de moto cruzados. Mas na verdade, são 3 diapasões - instrumento de metal que emite um som ao ser tocado, utilizado para afinação de aparelhos musicais. Remetendo à primeira fase da empresa.


07 - BMW 

A 'Bayerische Motoren Werke’ (fabrica de motores da Baviera) ou ‘BMW, nasceu na cidade alemã de Baviera. Existem duas versões para justificar a logo. Uma delas seria para homenagear a cidade natal, cuja bandeira tem as cores azul e branco. A outra versão é que o desenho representa uma hélice de aviões alemães em combate durante a Primeira Guerra Mundial. Quando os combatentes pintavam as hélices dos aviões em azul e branco para permitir a visualização durante o voo.
08 – Pinterest

Você já viu aqueles quadros de aviso que ficam nas paredes das empresas, em que se colocam, além de avisos, fotos ou imagens presos por alfinetes? Então. ‘Pin’ significa alfinete. E a ideia é que as pessoas possam postar fotos (‘pins’) em painéis. Por isso a letra ‘p’ inicial tem o formato de um alfinete.

09 - Gillette

Se você reparar nas letras ‘g’ e ‘i’, existe um corte reto que representa a facilidade que o produto tem para aparar os pêlos. Representando a precisão e eficiência das lâminas de barbear da Gillette.


10 - Google

Quem não manja muito de arte – assim como eu – não vai entender muito bem o sentido deste logo. Mas todas as letras, exceto a letra ‘L’ são consideradas cores primarias. A ideia é que, no meio de tanta ‘gente’ igual, o Google é uma empresa diferente.

11- Carrefour


O que você vê na imagem acima? Muita gente acha que é a cara de um Saci (embora seja uma empresa francesa), outros que se trata de um peixinho. Mas é bem mais simples que podemos imaginar. Se você observar bem, existe um grande ‘C’ branco entre as cores vermelha e azul. Talvez nós não o possamos ver com facilidade, mas o nosso cérebro o percebe e logo o relaciona com o nome “Carrefour”.  Que significa ‘Cruzamento”, representado pelas duas setas contrárias. E sabe o que isso quer dizer?... Também não sei.

12 - Snooty Peacock


Snooty Peacock é uma famosa joalheria novaiorquina. Sua logo é uma das mais criativas e simpáticas que já vi. É possível perceber facilmente um pavão, (que representa a tradução do nome: ‘pavão esnobe’) além de uma mulher usando uma joia no pescoço. E o detalhe da pintinha próximo da boca... Muito legal.


13. Unilever



Diversidade de produtos. Este é o lema da Unilever, empresa que fabrica e vende mais de 400 marcas de produto mundo afora. E a logo foi utilizada para representar toda essa variedade. Ele é composto por 24 pequenos desenhos relacionado às linhas de produto da empresa e o que eles representam para os consumidores: beleza, alimentação, roupas, cabelos, etc.


14 - Picasa


Essa também é pra quem manja um pouquinho de arte. Mais especificamente de fotografia. O desenho colorido representa o conjunto de lentes que se fecham quando se tira uma foto em uma câmera fotográfica. Esta peça também é conhecida como “obturador”. Tem tudo a ver com a intenção do site, que é permitir que as pessoas postem suas fotografias e imagens. Já o “Pi” é a abreviação de “índice de pixel”, enquanto a “casa” — também formada na imagem — revela a intensão da marca em mostrar que mesmo pessoas não profissionais podem se dar bem ao utilizar o site, que pode ser feito 'de casa'.






15 - Linux



A do Linux também é interessante. Por que não tem nenhuma explicação lógica. Simplesmente seu criador, o estudante de computação finlandês Linus Torvalds havia criado este sistema operacional como passatempo – sem saber no que se tornaria – e procurou na internet uma imagem qualquer para colocar como logo. Como muitos de nós fazemos hoje em dia através do Google. Simples assim.

16 - Playboy



Hugh Hefner, criador da marca escolheu um coelho para simbolizar a sexualidade de seu produto devido à frenética procura que este animal geralmente tem para ‘copular’. Deixe um coelho e uma coelha juntos por um tempo e você vai entender o que estou dizendo.

17 – Red Bull

O energético que promete ‘te dar asas’ é representado por dois fortes touros em um duelo. Assim a empresa quer simbolizar a energia que a bebida proporciona. Reforçado pela cor vermelha que, segundo a psicologia das cores, estimula a energia, aumenta a respiração e o batimento cardíaco.



18 - Itaú


Itaú é uma palavra de origem Tupi-Guarani que significa pedra escura. Acontece que o primeiro logotipo da empresa, criada em 1973, era um quadrado preto escrito ‘Itaú’ em branco. Devido à saída de um dos sócios, o remanescente quis mudar as cores para marcar sua época. Mas o desenho permanece bastante semelhante ao original. A intenção é dizer que algo ‘gravado em pedra’ tende a se eternizar, mencionando a longevidade do banco.


Tenho certeza de que você vai passar a ver as logos com maior atenção a partir de agora. Caso encontre o significado de outras marcas ou explicações diferentes dessas fique a vontade para compartilhar conosco.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: