21/07/15

Snapchat: O sucesso de sua próxima campanha pode estar neste aplicativo.


Em 1966 o sucesso na TV era uma série televisiva chamada “Missão Impossível”. Em que os episódios começavam com o líder dos espiões secretos recebendo uma fita cacete com a mensagem de uma missão a ser cumprida. A gravação sempre terminava com a frase: "Esta mensagem se autodestruirá em cinco segundos". E, ‘Puffhh’... A fita se desintegrava virando uma nuvem de fumaça, destruindo de vez o seu conteúdo.

Se esta série tivesse sido lançada nos dias de hoje, tenho certeza de que cada espião teria o Snapchat instalado no seu aparelho mobile. Pois o diferencial deste App é justamente este: enviar um conteúdo para alguém e determina por quanto tempo a mensagem pode ser acessada - até 10 segundos ou 24hrs. E o aplicativo ainda permite fazer desenhos nas fotos tiradas, aguçando a criatividade dos usuários.

Quando conheci o aplicativo me perguntei qual é a graça de enviar uma mensagem pra alguém, que depois não vai existir mais? O que há de tão sigiloso, ou tão importante que a pessoa tenha só 10 segundos para ver? Por isso me surpreendi o Snapchat já possui mais de 100 milhões de usuários, que trafegam mais de 400 milhões de  mensagens por dia. No entanto, apenas 1% desses usuários são profissionais de marketing.

Esse sucesso despertou a atenção de marketeiros e publicitários, que já perceberam o potencial do aplicativo em suas estratégias de marketing digital. Para  Gary Vaynerchuk, CEO da VaynerMedia, os profissionais dessa área precisam estar presentes nos lugares em que seu público está prestando atenção. Nos EUA o aplicativo já é uma febre entre galera de 15 a 25 anos de idade, e 70% do público total é feminino. Se você pretende alcançar este público, precisa estar presente no Snapchat.


Corra, senão você vai perder…

O fato de as mensagens desaparecerem rapidamente gera um efeito muito positivo – a sensação de urgência e importância. Nas outras plataformas, por poderem acessar um conteúdo várias vezes, as pessoas ficam ‘pulando’ de mensagem em mensagem, selecionando o que querem ver. Enquanto que, no Snapchat, a idéia de não poder ver o conteúdo depois faz com que as pessoas prestem mais atenção enquanto podem.


Criando Interação

Quanto maior é a autoridade que tem sobre seu público, maior é a capacidade de criar interação e resposta - claro que isso não é nenhuma exclusividade do Snapchat. E sabendo disso, Shaun McBride - um verdadeiro artista no uso do aplicativo - é reconhecido pela facilidade de estimular interação com seus seguidores através de suas campanhas inusitadas.

Em uma dessas, ele criou um jogo chamado ‘Jurasnap Park’, em alusão ao filme ‘Jurassic Park’. Com uma idéia extremamente simples, ele pedia que seus seguidores fizessem uma self, com desenhos que lembrassem o tema do filme (dinossauros) e enviassem para ele. Então ele pegava todas as fotos e compartilhava com pessoas pelo mundo a fora.

Este é um exemplo de como utilizar o aplicativo para estimular a interatividade do seu público. E o principal aspecto que define as redes sociais é este, a sensação de pertencer à um grupo, de criar algo junto com outras pessoas.


Multi plataformas

Em 2014 a ‘Absolut - marca de bebidas destiladas - realizou uma campanha integrando as plataformas Snapchat e Facebook, para lançar uma nova edição de bebida chamada ‘Karnival’.

Um post totalmente em branco era feito no Facebook convidando as pessoas a seguir a marca também no Snapchat. A mensagem era:  "O post de hoje é tão exclusivo que só está no Snapchat. Adicione Absolutabrasil e seja um dos primeiros a conhecer o nosso novo lançamento.” Aqueles que se aderissem receberiam imagens de cada etapa de criação e desenvolvimento da garrafa do novo produto, criada pelo ilustrador Rafael Grampá.

Imagem: divulgação
Segundo Fernando Diniz, professor da ESPM, "Absolut usa seus canais, subvertendo sua presença no digital para promover a co-criatividade. Pensar o social não somente no Facebook, mas também inovar na utilização de plataformas pioneiras, como o Snapchat, faz com que o público deixe de ser coadjuvante e passe a exercer um papel fundamental nas ações da marca".


'Fast' alcance

A rede de ‘fast food’ KFC Australia utilizou o aplicativo para anunciar um novo produto, o ‘Double Soft Shell Zinger Taco’. O resultado foi estrondoso - Mais de 3.000 visualizações apenas nas 3 primeiras horasPara Nikki Lawson - chefe de marketing e desenvolvimento - o Snapchat representa uma extensão natural da presença da marca no mercado. Nós queremos estar onde nosso fãs estão. E, neste momento, eles estão no Snapchat. Passando o dedo nas histórias compartilhadas por seus amigos, familiares e marcas preferidas”.



Quer saber mais?

Leia o artigo “Popular entre adolescentes, Snapchat serve para marketing” que tem outras boas dicas de como utilizar o aplicativo em suas campanhas de marketing digital.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: