06/07/15

20 filmes inspiradores que todo empreendedor deve assistir


Os filmes podem ser uma grande fonte de inspiração, inclusive no mundo do empreendedorismo.

Conhecer histórias de profissionais de sucesso e saber como surgiram algumas empresas (fictícias e reais) pode ser fundamental para o empreendedor que está em busca de inspiração e novas ideias para seu negócio.

Por isso, selecionamos 20 filmes para inspirar quem tem o sonho de virar empreendedor.



1 - À Procura da Felicidade


O filme À Procura da Felicidade (2006), estrelado por Will Smith, já se tornou um clássico quando o tema é inspiração.

Baseado na história real de Chris Gardner, o filme mostra Chris em busca da carreira que acredita e do sustento da família. Ele enfrenta o pior momento de sua vida, desempregado, abandonado pela mulher e lutando para criar seu filho pequeno, acaba não tendo onde morar, mas persegue um sonho que é o que o motiva. Esse filme é exatamente o que um empreendedor precisa assistir antes de começar um negócio, pois mostra que o sucesso vem com muita persistência.


2 - Chef


O filme Chef (2014) foi dirigido por Jon Favreau (que também estrela a produção) e conta com atores como Sofía Vergara, Scarlett Johansson e Robert Downey Jr.

A obra mostra a história de Carl, que, após perder o emprego em um restaurante, abre um trailer de comida - foodtruck. O objetivo é recuperar seu instinto criativo e, ao mesmo tempo, aproximar-se da família. O filme mostra um pouco esse lado de ter um foco em um negócio com o que você gosta de fazer, aprendendo sempre.



3 - A Rede Social 



O filme A Rede Social ("The Social Network" - 2010) conta a história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), o fundador do Facebook, mostrando a criação da rede dentro da universidade de Harvard, em 2003. Em apenas seis anos, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história.

O filme é ideal para entender como esta ferramenta foi idealizada e como esse mecanismo funciona, além disso, compreender “a visão do criador dessa rede” pode ajudar na criação de ideias e inspirar o empreendedorismo.


4 - A Grande Virada


A Grande Virada ("Jerry Maguire", 1996) é um filme estrelado por Tom Cruise que interpreta um agente esportivo que é afastado dos negócios por acreditar que os agentes deveriam dar um tratamento mais humano aos atletas. Ele é demitido e começa a perder seus clientes, tendo de recomeçar. 

O filme mostra a dificuldade de montar um negócio em um mercado competitivo e, que é possível vencer depois de um fracasso, e que independente das consequências imediatas que isso possa acarretar, sempre mantenha seus valores éticos e morais.



5 - Decisões Extremas


O filme Decisões Extremas (2010) é um exemplo de empreendedorismo.

Os filhos do casal Aileen e John Crowley têm uma doença degenerativa. Marcados pela falta de esperança, suas trajetórias mudam quando descobrem um cientista que pode trazer a cura. Mas para isso, John precisa abrir uma empresa para fabricar os remédios.

O filme mostra que as empresas precisam ter um propósito para serem criadas e o empresário tem que acreditar nela e no que produz. A partir de problemas pessoais, o personagem encontra uma saída, que é a abertura de uma startup.


6 - Julie & Julia


Julie & Julia (2009) é uma comédia dramática dirigida por Nora Ephron e estrelada por atrizes como Meryl Streep e Amy Adams.

Julie é uma funcionária pública frustrada com a sua carreira. Ela resolve se inspirar em um livro de receitas de uma antiga chef chamada Julie. A funcionária publica os resultados que obteve com as receitas no seu blog pessoal, obtendo reconhecimento. Um aspecto importante do filme é mostrar como Julie acaba encontrando um sentido em sua carreira, seguindo aquilo que ela realmente ama fazer.


7 - O Aviador


O filme Aviador (2004) é um filme que narra a obsessão da criação de um negócio. Hughes Hughes, interpretado por Leonardo DiCaprio, é o tipo de empreendedor que consegue investir em muitas ideias ao mesmo tempo e se torna obsessiva com elas. 

Howard Hughes ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança de seu pai. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema, pela qual dirigiu grandes filmes. Paralelamente Hughes se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação.

8 - Piratas da Informática


O filme Piratas da Informática (1999), um clássico entre os apaixonados por tecnologia, também é conhecido como Piratas do Vale do Silício.

O filme é baseado em uma história real e mostra a competição em busca da liderança do mercado de tecnologia entre Steve Jobs, fundador da Apple, e Bill Gates, criador da Microsoft e Windows, que se enfrentam em uma guerra de bastidores, nem sempre honesta. O filme mostra a briga entre dois empresários brilhantes em busca da liderança.

9 - O Diabo Veste Prada


O Diabo Veste Prada ("The Devil Wears Prada", 2006) é um bom filme para o empreendedor que acha que seu período como funcionário não ajudou em nada na sua carreira. O filme é estrelado por Ann e Hathaway e Meryl Streep.

O sonho de Andy é ser jornalista, mas ela acaba como assistente da famosa editora Miranda Priestly. Após um tratamento humilhante, Andy se adapta e começa a usufruir dos benefícios da indústria da moda. Ela precisa fazer uma decisão entre manter seu emprego atual ou perseguir seus sonhos anteriores.

O filme mostra que muitas vezes é preciso passar por um emprego não tão positivo para ganhar experiência de vida


10 - Jobs


O filme Jobs (2013), estrelado por Ashton Kutcher, conta a trajetória de Steve Jobs, fundador de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Jobs teve parte de sua vida revelada neste filme. É interessante ver como blefes podem gerar resultado, ter ambição pode trazer lucro e o lema de "vendo depois crio" é uma constante no universo dos magnatas da tecnologia. 

O longa ainda traz um bom apanhado de memórias de sua carreira e também algumas lições práticas, como saber lidar com investidores. Apostar em ideias, perseguir um ideal, fazer melhor do que os outros e as palavras chave "inovação" e "paixão pelo que faz" são os lemas dessa história.


11 - O Homem que Mudou o Jogo


O Homem que Mudou o Jogo ("Moneyball", 2011) é um filme para o empreendedor que quer largar o emprego, mas acha que é impossível ter um negócio com os poucos recursos que ele possui atualmente.

No filme, dirigido por Benett Miller e estrelado por Brad Pitt e Philip Seymour Hoffman, um gerente geral, Billy Beane, tem o desafio de cuidar de um time de beisebol, mas possui poucos recursos e a concorrência de grandes times é brutal. Mesmo assim, conseguiu fazer com que seu time se destacasse na liga nacional de beisebol. 

Uma frase vista no filme é importante para os potenciais empreendedores que ainda se apegam à zona de conforto: "Quando as coisas não funcionam bem, mude seu jogo", ou seja, inove!


12 - Quem Quer Ser Um Milionário


O filme Quem Quer Ser Um Milionário (2008), mostra o jovem Jamal Malik (Dev Patel) num famoso programa de perguntas e respostas na TV.

Jamal busca em sua própria história, marcada por uma infância miserável e violenta, as respostas para as questões perguntadas pelo apresentador. É um exemplo de busca de força interior, algo essencial para empreendedores.


13 - O Lobo de Wall Street


Estrelado por Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street ("The Wolf of Wall Street", 2013) é baseado nas memórias de Jordan Belfort, corretor de ações.

Além de mostrar as consequências de uma ambição sem fim, o enredo tem muito a ver com enxergar oportunidades e não ter medo de arriscar. "O filme traz uma pessoa que começa trabalhando para outras. Nisso, ele consegue identificar uma oportunidade e resolve ele próprio montar seu negócio", diz Minutti. É importante observar como o protagonista atinge seus objetivos com seu poder de persuasão podendo fazer até o cliente mais desinformado a comprar o seu produto

Falamos um pouco mais sobre o filme O Lobo de Wall Street aqui!


14 - O Segredo do Meu Sucesso


O filme O Segredo do Meu Sucesso (1987) conta a história do jovem Brantley Foster (Michael J. Fox) deixa uma cidadezinha no Kansas para tentar o sucesso em Nova York. Ao chegar lá, as coisas não saem como planejadas e ele se vê obrigado a pedir um emprego ao tio, Howard Prescott (Richard Jordan), que controla uma empresa milionária

Como o trabalho é modesto, Brantley, decide levar uma vida dupla, criando um personagem chamado Carlton Whitfield, um executivo de ideias brilhantes, mas que ninguém sabe de onde veio.


15 - Tucker - Um Homem e Seu Sonho


Tucker - Um Homem e Seu Sonho ("Tucker: The Man and His Dream", 1988) é um filme dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Jeff Bridges.

Assim como Rocky, o filme fala sobre ser perseverante em relação ao que você deseja. Na obra, o projetista americano Tucker desenvolve um carro com o design que sempre pretendia e, no meio do caminho, acaba tendo de enfrentar grandes indústrias do setor automobilístico.

Mesmo com os obstáculos, ele continua seguindo seus ideais e não pretende se render ao modelo dessas empresas. Tucker tinha uma convicção de como tudo tinha de funcionar, o que mostra a persistência na hora de montar um negócio.


16 - O Poderoso Chefão


Um dos maiores clássicos do cinema, o filme O Poderoso Chefão (1972) que dá início à famosa trilogia dispensa muitas recomendações.

O filme narra a história da família Corleone e seus negócios ilícitos. O primeiro “Poderoso Chefão” mostra as vantagens e desvantagens de empreender em família e que o melhor sucessor pode ser quem menos se espera.


17 - Um Bom Ano


Ser um empreendedor faz com que você abdique da rotina de funcionário de tentar sempre impressionar os colegas. Para isso, Um Bom Ano ("A Good Year", 2006) pode ser uma boa pedida. A comédia romântica é dirigida por Ridley Scott e conta com atores como Russell Crowe, Marion Cotillard e Albert Finney.

No filme, Max Skinner é um irritado corretor que pensa apenas em impressionar seus colegas e ganhar dinheiro. Após a morte do tio, o protagonista herda uma propriedade com um vinhedo. Indo para o local com a ambição de vendê-lo, Skinner acaba repensando valores. Ele tem de lidar com realidades diferentes da do escritório de um grande centro urbano, o que faz com que ele reveja seus projetos de vida.



18 - De Porta em Porta


O filme De Porta em Porta (2002), conta uma história de determinação e superação.

O filme mostra como o personagem Bill Porter, que tem paralisia cerebral, consegue superar todos os desafios e ser um dos melhores vendedores de porta em porta da companhia que trabalha.

19 – O Sucesso a Qualquer Preço


O filme O Sucesso a Qualquer Preço (1992) mostra as disputas de uma equipe de vendas sob pressão.

A chegada de um novo chefe mexe com a dinâmica do ambiente. Os empreendedores são vendedores. Eles têm que vender sua visão, produto, empresa e propósito em tudo que fazem. E, geralmente, o fechamento da venda é a parte mais difícil, mas deve ser sempre perseguido.


20 – Golpe de Gênio


O filme Golpe de Gênio é extremamente recomendado para aqueles que estão sem motivação para os empreendimentos ou mesmo desacreditados de seus projetos.

O longa traz a história de um personagem motivado e de criatividade duvidosa, que conta sempre com o apoio de seu amigo que é dono de uma habilidade natural para vendas e para criação de estratégias. No decorrer do filme, a história mostra que os negócios da dupla desandam e começam a tomar um rumo muito diferente do desejado. Entretanto, a persistência e a coragem de tentar uma vez mais poderão ser fundamentais para dar a volta por cima.


Vocês já assistiram algum desses filmes? O que acharam? Alguma outra sugestão? Deixem seus comentários!



  
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: