12/06/15

Escritórios Coworking: Laboratórios de Ideias para Empreendedores


Muitas empresas bilionárias começaram em uma garagem – Apple e Google são bons exemplos. 

Mas, começar uma startup em um pequeno escritório, quarto ou garagem traz uma desvantagem: seu networking.

Os espaços de Coworking tentam atender justamente a essa demanda: empreendedores e profissionais autônomos iniciando suas empresas, sem muita previsão de quantas pessoas ou qual espaço precisarão nos primeiros meses ou anos.

Todos trabalham em uma mesma área – ou várias conjugadas – dividindo custos de um local que traz não só facilidades e serviços, mas também a chance de conhecer pessoas similares e fazer negócios internamente.

Estes espaços de trabalho compartilhados, inspirados em experiências de Londres Nova York, existem no Brasil desde 2008 e ficaram famosos por oferecerem estruturas incríveis, modernas e completas por valores acessíveis.

Com rotinas de trabalho cada vez mais colaborativas, a tendência é o modelo se tornar mais viável a cada ano.

Mas a ideia do Coworking vai muito além da questão financeira, principalmente para pessoas dispostas a romper com os padrões convencionais de produtividade e de trabalho.

Perfeitos para os que querem investir em ideias, desenvolver negócios e fazer networking, os espaços de coworking tendem as ser espaços onde a rigidez de empresas convencionais dá lugar às trocas, parcerias e experiências colaborativas.

Para pequenos empresários, freelancers. empreendedores e profissionais autônomos, trabalhar em um espaço desses significa estar rodeado de pessoas talentosas, compartilhar ideias, trocar experiências e receber insights e feedbacks numa base constante.

Significa prospectar mais, conhecer pessoas que possam vir a ser parceiros, fornecedores, clientes ou simplesmente fontes de inspiração.


Porque Coworking?



Trabalhar em um espaço de coworking também significa encontrar o meio termo entre o conforto da sua casa e a estrutura de um escritório, ao mesmo tempo em que você consegue driblar o barulho de um coffee shop e a solidão do home office.
Quem trabalha em home-office sabe bem o problema que gera trabalhar de forma isolada no seu convívio social.

Veja aqui 101 ideias para Home Office e Home Office: Dicas para ter sucesso.

O Coworking procura resolver basicamente quatro tipos de problemas:

1. um empreendedor que não deseja ter o gasto de criar e manter um escritório próprio, pelo menos inicialmente;
2. um profissional que deseja aumentar o seu networking com profissionais da sua área ou de diferentes áreas;
3. um profissional que deseja uma maior interação com outros profissionais no seu ambiente de trabalho;
4. um profissional ou empreendedor que faz uso de home-office, porém se sente isolado nessa modalidade de trabalho.

Entre as diversas vantagens que o coworking propicia, podemos enumerar algumas:

  • Networking
  • Colaboração
  • Parcerias
  • Convívio social
  • Amizades

Além disso, muitos desses espaços oferecem cursos, oficinas e workshops, o que viabiliza o contato com profissionais e especialistas que podem agregar ao seu processo de criação e, em última instância, ao desenvolvimento e crescimento do seu negócio, seja qual for a sua área de atuação.


Coworking no Brasil



Hoje no Brasil há espaços de coworking em diversas cidades, apesar da concentração ser maior nas capitais. Com preços que variam de R$ 200 a R$ 800 por posição ocupada.

Alguns oferecem somente internet, enquanto outros oferecem pacotes completos com telefone, secretária compartilhada, sala de reunião e outros serviços. De qualquer forma você paga uma mensalidade e pode usufruir de toda a estrutura.

No Coworking, você pode receber clientes, se organizar melhor, interagir com outros empreendedores e participar de eventos

Mas o que é comum em todos eles – e o que faz desses espaço lugares tão especiais – é o fato deles funcionarem como laboratórios de ideias que só tem a contribuir com uma geração que quer amar o trabalho e viver fora da caixa! Quem usa, recomenda!

Se você tem problemas de produtividade no seu home office, essa pode ser uma ótima opção.

E você, já experimentou trabalhar de um desses locais de coworking? Então compartilhe aqui nos comentários como foi a sua experiência!



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: