17/06/15

6 passos para ter melhores resultados orgânicos no Facebook


A maior crítica que o Facebook tem escutado ultimamente é: “Ah! O Facebook não deixa fazer mais nada gratuitamente e é tudo caro!”, “O Zuckerberg que tirar todo o nosso dinheiro”, entre outros relatos desesperados e mal informados. Vamos tentar entender melhor como tudo isso funciona.

Precisamos entender que o Facebook é feito pensando nas pessoas e não nas empresas. Para que as pessoas tenham uma melhor experiência, recebam conteúdo mais relevante e gastem mais tempo conectados. As empresas não são donas dos fãs que possuem na página. Portanto, o fato de alguém curtir a sua página, não quer dizer que ela consumirá tudo o que produzir.

A pergunta mais comum é “E o que nos ajudará a ter melhores resultados?” e a resposta é simples. Não há receita do sucesso, mas 3 passos podem nos ajudar:

1. Entenda o seu público - Quantos anos ele têm? O que gosta de fazer? O que será útil para ele? Sobre o que ele conversa com os amigos?

2. Pense no que seu usuário quer - Na hora de gerar conteúdo, precisamos pensar no que o nosso usuário quer ler e não no que nós, empresas/profissionais de marketing, queremos falar. Assim como em um diário, nem tudo o que queremos falar é interessante para os outros.

3. Leve a sério seu seguidor - Devemos tratar o relacionamento via social media com o mesmo respeito e importância que tratamos uma conversa pessoalmente.

4. Utilize o Facebook Insights - Use os dados que o Facebook te disponibiliza gratuitamente. Isso te ajudará a entender melhores horários, comportamentos dos seus seguidores e o que funcionou ou não nas suas postagens.

5. Use imagens e vídeos – Últimos dados do Facebook mostram que o uso de fotos e produção de vídeos aumentam consideravelmente o engajamento das postagens, além de terem um maior apelo de compartilhamento.

6. Não tenha medo de errar – Às vezes algumas tentativas nossas não darão tão certo como imaginávamos. Quando percebermos que algo não deu certo, devemos aceitar e não ter medo de arriscar novamente.

Não existe uma receita de sucesso quando se trata de redes sociais, portanto podemos seguir esses passos e, principalmente, nos preocupar em gerar bom conteúdo para o nosso usuário. 

Se estivermos pensando 100% em nossos clientes, a chance das coisas darem certo é sempre muito grande.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: