24/04/15

SBT cria anúncio para parabenizar a Globo e ganha buzz na internet



Silvio Santos vive surpreendendo e desta vez não foi diferente. 

Além de suas famosas frases, tiradas em seu programa, pegadinha com zumbis e depois de divulgar a netflix de graça, o dono do SBT se superou ao pagar um anúncio para parabenizar a Rede Globo em comemoração à seus 50 anos.

SBT, principal concorrente da emissora, resolveu deixar a rivalidade de lado e investir em seu lado fofo, publicando um anúncio na revista Meio & Mensagem de felicitações à Rede Globo nesta semana: “Parabéns Rede Globo pelos seus 50 anos. Uma homenagem de todos nos do SBT”.

Segundo o site MSN, a ideia partiu de Silvio Santos. Foi ele quem pediu que a diretoria do canal parabenizasse a marca.

Claro que o SBT deu o seu toque: colocou cinco cupcakes, com velas de aniverário, cada um com as cores da sua própria logo. Afinal, seria muita propaganda de graça se ele colocasse a identidade e logo da Globo.

A peça tem gerado repercussão nas redes sociais, ocasionada por menções vindas do elenco do SBT, como a publicação da apresentadora Eliana em sua conta no Instagram, e de outras de celebridades da internet, como Hugo Gloss e João Pedro C. Motta. Confira abaixo:







O portal IG fez uma enquete nessa quinta-feira (23), e uma prévia do resultado mostra que a maioria dos participantes da pesquisa (quase 98%) aprova a ideia de Silvio Santos de parabenizar a Rede Globo. 

Na visão dos profissionais do SBT e da Publicis, agência responsável pelo anúncio, a peça representa a essência da emissora“Está em nosso DNA reconhecermos o que é bom, de qualidade e inspirador”, destacou Priscila Stoliar, gerente de marketing do SBT. 

Na avaliação da executiva, a boa concorrência contribui para o aprimoramento. “A Rede Globo merece todo nosso respeito e admiração", disse.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o SBT faz algo do gênero. O anúncio abaixo é da década de 1990:




O SBT, que costuma se declarar a TV mais feliz do Brasil, mostrou também que respeito e grandeza fazem parte de sua postura. Longe da briga entre Globo e Record, o SBT sempre foi mais amigável com seus concorrentes.

Elogiar o adversário também pode ser uma estratégia de comunicação inteligente. Assim provou o SBT. 

O mais interessante é que o assunto foi além do trade publicitário e ganhou mídia espontânea em diversos portai e blogs. A conversa também viralizou nas redes sociais, com diversos compartilhamentos e elogios.

Independentemente do grau de sinceridade da peça, a postura parece ter sido acertada, sobretudo porque está sendo vista com bons olhos pelo público. Ponto para o SBT e para a Publicis.

E você, o que achou? Dê sua opinião nos comentários abaixo.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: