06/04/15

Pela primeira vez na história, pai acompanha parto do filho a 4.000 km de distância com óculos de realidade virtual


Eis um problema: sua esposa está grávida e o nascimento de seu filho está previsto para acontecer justamente no dia em que você terá um compromisso de trabalho inadiável, a 4.000 km de distância. O que fazer? Esse caso é real e aconteceu na Austrália.

Jace Larke é um engenheiro elétrico australiano que viaja com frequência para atender chamados de trabalho. Essas viagens costumam durar semanas ou meses, o que faz com que o pai acabe perdendo alguns momentos importantes na vida de sua família.

Jace está prestes a ser paiSó que infelizmente ele tinha um compromisso de trabalho que não podia adiar e estava há 4.000 km de distância da sua esposa. Mas com certeza queria muito acompanhar de perto o nascimento do seu filho.

E como contornar esse ‘pequeno grande’ problema da distância? Tecnologia!

O engenheiro usou o recurso de realidade virtual ao usar os óculos especiais Gear VR da marca, e visualizou todo o processo do parto, podendo interagir com sua mulher, em tempo real, como se ele estivesse presente no local, em uma sala que exibia as imagens nos seus quatro cantos.

"Para mim, foi como se tivessem tirado um peso dos meus ombros sabendo que ele não perderia um momento tão precioso em nossas vidas", disse Alison sobre o parto de seu terceiro filho.

O resto é pura emoção!



Essa foi a primeira vez na história que um parto foi transmitido ao vivo em realidade virtual, uma forma de captura de imagens em 360°

A Samsung instalou múltiplas câmeras na sala de parto para dar a sensação de realidade virtual: quando o pai virava a cabeça para a esquerda, ele conseguia enxergar o que havia no lado esquerdo da sala. 

O dispositivo usado na transmissão ao vivo foi um Gear VR, um headset de realidade virtual da Samsung que funciona com o smartphone Galaxy Note 4 como display. A resolução da tela é Quad HD, ou seja, 1400 por 2560 pixels (515 pixels por polegada). Nos EUA, os óculos são vendidos por U$ 199,99.

Para a Samsung, essa experiência mostra que o óculos de realidade virtual não são apenas brinquedos. "A realidade virtual pode resolver desafios reais que as pessoas enfrentam todos os dias", afirmou o diretor de marketing da companhia, Arno Lenior.









← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: