15/10/14

Você tem certeza que sabe o que é uma #hashtag e o que ela pode fazer por sua marca?


Inicialmente utilizadas apenas no Twitter, as #hashtags ganharam popularidade e se espalharam por todas as mídias sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest e Tumblr.

A Hashtag nada mais é que o caracter cerquilha, cardinal, octothorpe, hash, ou simplesmente jogo da velha, antes de uma palavra ou termo. Elas foram criadas como forma de organizar o conteúdo e facilitar a encontrabilidade de um determinado assunto.

Ao unir: # + palavra-chave ou termo, se cria automaticamente um link. Assim os usuários podem clicar nessas #hashtags e visualizar o que todos os usuários estão falando sobre um determinado assunto. Seu uso se tornou ainda mais popular quando as hashtags passaram a ser mensuráveis.

Quando usada corretamente, a #hashtag se torna inteligente e genial! As #hashtags variam e podem ser usadas para diversas campanhas, eventos, homenagens e mobilizações como: #projetofichalimpa #adotarfazbem #doesangue.

Depois da tragédia da boate Kiss em Santa Maria/RS, criou-se a hashtag #PrayforSantaMaria, onde usuários do mundo todo publicavam mensagens de apoio e orações as famílias.

Quem também nunca viu por ai um #ficadica ou #chatiado?

A #hashtag pode ser usada também como uma ação transmídia. Quantas programações na TV, por exemplo, as pessoas se dividem em telespectadores e usuários, para acompanhar a programação e transmitir em real time o que acontece? Um exemplo? No Oscar desse ano foram usadas: #redcarpet e #oscar2013.

Porém, ainda muitas empresas não observaram o poder das hashtags e como elas podem ser grandes aliadas das empresas ou marcas, se forem bem utilizadas.

As redes sociais têm um poder incrível de divulgar, mobilizar e unir uma enorme quantidade de pessoas para um determinado assunto e numa velocidade assustadora. O uso das hashtags facilita essa união, pois todas as menções sobre a “palavra chave” da hashtag ficam centralizadas.

Muitas empresas criam a sua própria hashtag para que os usuários saibam da existência dessa ferramenta e comecem a utilizá-la.

Na hora de criar sua hashtag o ideal é ser objetivo, claro e original. Algumas empresas começam a observar quais hashtags são mais utilizadas pelo seu público, para incorporarem ao seu post nas redes sociais. 

Tem também as hashtags já populares, criadas pelos próprios usuários que ganham enorme usabilidade e visibilidade. Então as empresas podem analisar quais são as mais populares e usar essas também, assim estão também se inserindo nos trending topics (ranking onde se posicionam os assuntos mais falados no momento, ou seja, tópicos que estão “bombando”), que gera uma interatividade com os usuários e a empresa mostra ser atual e antenada com o mercado e os acontecimentos ao seu redor.


#Ficadica:

1. Utilize #hashtags que tenham a ver com seu negócio. Se você tem uma empresa de moda, utilize hashtags populares como: #dicademoda #fashion.

2. As hashtags criadas não devem ser muito extensas, para uma melhor compreensão, não conter acentos, não unir à muitas palavras e hashtags e nunca serem ofensivas as outras marcas. No caso de frases, suprimem-se os espaços

3. Na hora da postagem, vale o bom senso. O conteúdo em si é muito mais importante, porém saber utilizar da forma correta as novas estratégias é fundamental para o crescimento de sua empresa.

4. Por fim, utilize e aprecie com moderação!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: