23/10/14

Quais são as pessoas que falam sobre você?



Todos os grandes projetos de disseminação boca a boca focam nas pessoas que se comunicam, nas pessoas que realmente disseminam as conversas. Se você não as tiver, você não tem disseminação boca a boca.


A seguir, estão três grupos de pessoas que falarão sobre você a todo mundo:

 1. As pessoas que você ajuda a se sentirem inteligentes
 2. As pessoas que você ajuda a se sentirem como uma família
 3. As pessoas que você ajuda a se sentirem importantes


1. As pessoas que você ajuda a se sentirem inteligentes

Sol de Janeiro, uma marca de protetor solar do Brasil, trabalhou com oncologistas para treinar mais de 450 tatuadores a descobrir sinais de câncer de pele. Estas são 450 pessoas que falam com clientes do Sol de Janeiro todos os dias. São 450 pessoas que se sentirão inteligentes, ao ensinar os seus colaboradores como procurar sinais de câncer de pele.

Quando você melhora os conhecimentos de um grupo de pessoas, você não está somente as beneficiando. Você estará beneficiando muitas outras pessoas, para as quais estas primeiras passarão os seus conhecimentos.


2. As pessoas que você ajuda a se sentirem como uma família

Quando os Canadiens de Montreal (uma equipe de hóquei sobre gelo da cidade de Montreal, no Canadá) joga fora de casa, ela não impede que os seus torcedores se reúnam para assistir o jogo.

De fato, o seu estádio lota mesmo nos jogos fora de casa, quando os torcedores aparecem para assistir o jogo na tela gigante de televisão. Por quê? Porque os torcedores gostam de estar junto com outros torcedores e, mesmo que eles não se conheçam, eles se sentem como uma família.

Pode a sua marca lotar um estádio mesmo que nada esteja acontecendo nele?


3. As pessoas que você ajuda a se sentirem importantes

Os seus funcionários são algumas das pessoas que mais falam sobre a sua empresa. Mas, muitos patrões se esquecem de pedir a eles para falar aos seus amigos e para sua família sobre a empresa.

Quando a IKEA (a IKEA é uma empresa sueca, registrada na Holanda, que projeta e vende mobília pronta para ser montada, utensílios e acessórios para casa e que, desde 2008, é líder mundial neste ramo de atividades) abriu uma filial no Japão, eles motivaram os seus funcionários a disseminar esta notícia ao fazê-los se sentirem especiais.

Eles decoraram todo um carro de um trem de monotrilho com mobília da IKEA e realizaram uma festa para os funcionários e suas famílias. Você está dando às pessoas que podem falar sobre você a oportunidade de ficarem bem na frente dos amigos?

Para as empresas, uma boa estratégia é o Endomarketing (já falei sobre esse tema aqui).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: