14/07/14

6 Cases de sucesso no Facebook para você se inspirar


Atualmente sabemos que todas as empresas estão presentes no Facebook, e todas elas querem ter uma fanpage de sucesso na rede social.

Muitas conseguem, mas poucas são reconhecidas. Com certeza você já ouviu falar da fanpage da Guaraná Antártica, Nike, Heineken, Coca-Cola, entre outras marcas famosas, que tem orçamentos milionários e planejamentos grandiosos para chegarem aos resultados que têm.

Claro, qualquer um pode construir uma fanpage, e algumas grandes marcas podem até atrair os fãs, sem qualquer esforço real. Mas mesmo se você tem 3 milhões de fãs, a fanpage está beneficiando você?

Para estar melhor classificado no EdgeRank (algorítimo do Facebook) e consequentemente aparecer em primeiro no mural das pessoas, seu post tem que ser o melhor nas três categorias: ter cliques, curtidas e comentários no post atual e nos posts passados, e ser recente.

As fanpages que estão fazendo sucesso são os que estão envolvidos com os seus fãs. Estas páginas têm conteúdo criativo, a comunicação e relacionamento, fóruns de discussão, sorteios, vídeos e imagens, e um divertido e tom casual para coincidir com o meio.

Abaixo estão alguns estudos de caso que estão fazendo tudo certo quando se trata de Fanpages:


Case Bar Ideal




Criatividade e engajamento foram alguns dos quesitos que acabaram premiando a fanpage do Bar Ideal, pelo concurso Peixe Grande (da revista Wide). Segundo a comissão julgadora, a página oferece cardápios dos restaurante, sorteios e fotos de pratos. Além de incentivar a aplicação para vagas de emprego e produzir ótimas imagens.

Segundo Bernardo Puhler, responsável pela página, o trabalho nas redes sociais pressupõe pioritariamente a "humanização" da marca. "Quando iniciaram o planejamento, o Bar Ideal havia um reconhecimento dos consumidores sobre a qualidade dos serviços, mas a marca estava distante, não tinha diálogo, não existia intimidade. Comercialmente, essa realidade impedia o crescimento exponencial do bar em público e, consequentemente, em faturamento."

O Bar Ideal percebeu que o Facebook vem modificando ao longo dos anos os parâmetros de crescimento e hoje é praticamente impossível crescer uma fanpage sem conciliar conteúdo e ações promocionais, seja por anúncios ou sorteios, por exemplo.



Case Pringles




A fanpage da popular marca de batatas, Pringles, se destaca principalmente por sua grande utilização de imagens personalizadas. Enquanto a marca criou um tom convidativo e descontraído, conseguindo envolver o fã através de comentários, discussões e jogos interativos originais, o aspecto mais notável da página é, definitivamente, o uso de imagens.

Isso acontece porque as imagens são mais fáceis de serem "consumidos", e é um dos tipos de conteúdo mais comum de ser compartilhado. Por isso que muitas empresas se esforçam para criar posts que são "viral". Claro, a criação de um post viral não é fácil. Não há fórmula pronta para criar conteúdo viral.

Pringles, no entanto, reconheceu que a sua audiência no Facebook reage bem à comédia e usaram sua fanpage para disseminar um conjunto de imagens que tem potencial viral. As imagens são produções de baixo orçamento, com pouca edição. Não é muito, mas Pringles diz que por ter uma boa aceitação e compartilhamento dos fãs, não precisou recorrer aos anúncios pagos (Facebook Ads).



Case Coca Cola




A fanpage da Coca-Cola parece genérica, à primeira vista, mas ao inspecionar o conteúdo você percebe que é realmente uma prova do compromisso da marca com a participação dos fãs.

Primeiro, a Coca-Cola dá a oportunidade de exibir conteúdo criado pelos seus fãs em sua fanpage, algo que a maioria das marcas evitam. Isso significa que a página é realmente alimentada pelos seus fãs, tanto com conteúdo bom como ruim. Isso é um movimento ousado para a Coca-Cola, mas que realmente demonstra o seu interesse em obter fãs envolvidos com a marca.

Outra forma que a Coca-Cola se destaca, é pela sua abordagem para os álbuns e fotos. Eles possem uma série de álbuns mostrando o produto, os trabalhadores da empresa, fotos de fãs da Coca-Cola e imagens nostálgicas de embalagens antigas. A Coca-cola sabe que a sua marca é um ícone e que os fãs interagem com seu produto. Seus álbuns refletem isso.

No entanto, o melhor exemplo que mostra como a Coca-Cola é verdadeira e comprometida com seus seus fãs, é a história da origem de sua fanpage. A página havia sido criada por dois usuários que gostavam da marca. A Coca-Cola encontrou a página, e ao invés de assumir a página e torná-lo seu, recompensou os fãs, trazendo-os para Atlanta e dando-lhes uma visita guiada às instalações Coca-Cola. A página continua a ser deles, mas agora eles têm a ajuda da Coca-Cola para gerir a fanpage e representar a marca. 

Ao capacitar os fãs para manter a sua página de fãs, Coca-Cola garante um proprietário da página apaixonado.



Case “Nação Nordestina”


A Fanpage se trata do projeto “Nação Nordestina“, que surgiu em dezembro de 2011, no Interior do Ceará, na cidade chamada Alto Santo.

A página atualmente possui mais de 800 mil fãs e uma média de 12 milhões de pessoas alcançadas por semana, a maior página destinada à valorização da cultura nordestina do mundo, de acordo com Bráulio, criador do projeto.

Segundo ele, a fanpage crescia bastante em épocas que casos de preconceito contra o povo nordestino ganhava destaque na mídia e nas redes sociais, de certa forma isso aflorava o #OrgulhoDeSerNordestino.

Perguntado sobre como se sente sendo o criador de um projeto grandioso e de sucesso no Facebook, Braulio afirmou:

“O mais bacana de tudo isso, é que tudo surgiu no interior do Ceará, uma cidadezinha pequena de apenas 19 mil habitantes, o que mostra o poder surpreendente das mídias sociais, o mundo está conectado, não importa onde você esteja. E eu me sinto orgulhoso, não de mim, mas do meu povo!

A “Nação Nordestina” foi pioneira no que diz respeito a cultura nordestina nas mídias sociais, “conseguimos levar a cultura nordestina para a vida das pessoas através da tecnologia e inspirar outros trabalhos que também viraram casos de sucesso, além disso, viajo muito palestrando sobre Cultura nordestina, mídias sociais e empreendedorismo, trazendo pra vida real a luta que já travo na vida virtual”, finaliza.

Bráulio Bessa é Social Media, Palestrante, Técnico em Web-design e Design Gráfico, estudante de Analise de Sistemas. Hoje em dia, palestra em diversos locais do Brasil disseminando a cultura nordestina por conta da criação do projeto. Além disso, Bráulio também é sócio e fundador da grife de camisetas “Zé Filé” que foca 100% na cultura Nordestina. Esse sim é um “cabra da peste”!


Case Curso SENAP



Nathan Henrique é responsável pelas mídias sociais do Curso SENAP, desde novembro de 2011. No começo do seu trabalho, Nathan afirma que a fanpage da empresa tinha cerca de 1.700 fãs. Depois de comparecer ao curso do Quartel Digital, 8Ps do Marketing Digital, ministrado por Conrado Adolpho, Nathan empregou o que aprendeu no treinamento e fez mudanças na fanpage do SENAP.

“Depois do curso abri minha visão em relação ao marketing e fiz várias ações na página. Personalizei uma aba no Facebook para o site do SENAP, peguei uma de nossas maiores vantagens, que são as vagas de estágios, e coloquei nessa aba na rede social, porém as pessoas só podiam visualizar a vaga se curtissem a página, e com isso conseguimos captar nossos alunos que estavam na rede social e os amigos dos mesmos, fizemos tudo isso sem nenhum custo para o curso”, afirma Nathan.

Além desta ação simples, Nathan também conta que fez uma “PROMOÇÃO RELAMPAGO” no site do Curso SENAP. A promoção funcionou da seguinte forma: todos os cursos estavam com 50% de desconto + matricula grátis para quem se cadastrasse durante o período de 24 horas. Esta foi a promoção do site, e para divulgar isto Nathan usou o Facebook personalizando mais uma aba na rede social da mesma forma como fez com as vagas de estágio no primeiro momento. Para se cadastrar na promoção, o aluno tinha que curtir a página no Facebook. Além da ação promocional, o social media também fez a linha editorial voltada para divulgar a oferta.

Segundo Nathan, depois de 1 ano com essas formas de captação de curtidores, o curso SENAP cresceu mais de 980% em curtidores no Facebook, de 1.700 a fanpage passou para 10.616 likes. O analista ressaltou ainda os números de matrículas do site da empresa.

“O site do SENAP gerou, em 2011, 30 matriculas, durante o segundo semestre (resultado horrível). Durante o primeiro semestre de 2013 já tivemos mais de 500 matriculas, foi um crescimento de 1.500% de alunos matriculados através das mídias online do Curso SENAP”, explica Nathan.


Case Central de Cursos



Criada em Outubro de 2011, a Central de Cursos entrou no mercado de cursos e capacitações aos profissionais e estudantes de educação física. De acordo com Eduardo Fleiro, responsável pelas mídias sociais da empresa, ele não sabia como competir com grandes empresas que já tinha 10 a 20 anos de mercado.

Foi aí que Eduardo decidiu criar a fanpage para a empresa, em julho de 2012. Na época, ele era estudante de Educação Física.

“Eu não tinha experiência prévia com projetos ligados a internet, marketing ou gestão. Então comecei a ler, estudar e me aprofundar no tema. Montei um plano estratégico e hoje com um ano de atividades somos um dos líderes no mercado carioca de cursos para profissionais e estudantes de educação física, com mais de 600 alunos certificados, e outras centenas em ações online”, afirma Eduardo.

Atualmente a página Central de Cursos está com quase 10 mil fãs, com um engajamento fantástico e sem a utilização de facebook Ads, segundo Eduardo.

Hoje, o ex-estudante de educação física substituiu o emprego de personal trrainner e professor escolar, ingressou no mestrado em marketing (Universidade de Coimbra, Portugal) e presta serviço para outra empresa colocando em prática o mesmo modelo da Central de Cursos, tudo isso pelo sucesso e experiência obtido com o projeto online.



Conclusão

A fim de permanecer relevante no Facebook, você precisa atualizar continuamente sua fanpage. Quanto mais ações você toma, mais há possibilidades de você aparecer no Feed de um fã. 

Vale lembrar que ter milhões de seguidores na fanpage nem sempre é sinônimo de sucesso. Já vimos páginas que conseguem bons resultados com 15 mil fãs e outras com 200 mil mas que não conseguem nem ganhar um único real com todo aquele público. Por isso é muito importante sempre procurar saber como melhor engajar a audiência de suas fanpages, analisando informações importantes como os melhores momentos em que postar e tipos de posts. 

Por outro lado, tem sido cada vez mais válido investir em Facebook Ads (anúncios patrocinados). Algumas empresas preferem esperar algum retorno por parte do Facebook (como eu) sem investir um real. Porém, para sua página "decolar" rapidamente, pelo menos numa fase inicial, é interessante o investimento pois você ganha tempo, já que de forma "orgânica" tem sido muito mais demorado o crescimento.


Existem milhares de fanpages que também são ótimas, mas selecionamos apenas algumas para caber no post e nos trazer ideias para direcionar o sucesso de nossas fanpages. Que outras marcas você acha que estão fazendo sucesso no Facebook? Compartilhe conosco sua fanpage favorita nos comentários ;)




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: