18/06/14

A repercussão da estreia da Copa do Mundo nas redes sociais


A abertura da Copa do Mundo de 2014 levou 58 milhões de pessoas ao Facebook. Este foi o número de usuários que fizeram posts, enviaram fotos e escreveram comentários sobre o jogo contra a Croácia na plataforma, que almeja ser a “maior arena de futebol” deste Mundial.

De cada três internautas logados, um falou sobre a partida. Segundo a rede social, este número foi cinco vezes maior do que o registrado durante a cerimônia do Oscar 2014. O Brasil foi responsável por 28,5% das interações sobre o jogo, com 40 milhões de atividades.

O gol de empate em 1 a 1 feito por Neymar foi o momento mais comentado do dia dentro da plataforma. O desempate após o polêmico pênalti sofrido por Fred ficou no segundo lugar. Em terceiro, o apito final do juiz Yuichi Nishimura.

A foto mais curtida traz uma surpresa: nada de jogadores ou bola rolando. Com mais de 1 milhão de likes, o posto ficou com a selfie pré-jogo do casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck enquanto esperavam o início da partida.

No Twitter, a Copa do Mundo gerou mais de 12,1 milhões de posts durante a transmissão do jogo. Neymar foi o jogador mais mencionado pelos usuários, seguido por Oscar e Marcelo, autor do gol contra anotado para o time adversário. Durante o evento, o jogador do Barcelona inclusive ganhou novos 165 mil seguidores, dez vezes mais que o que acontece em dias normais.

Usuários de mais de 150 países participaram das conversas geradas no site. O tweet mais reverberado foi o post do meia belga Eden Hazard parabenizando o brasileiro Oscar, seu companheiro no time inglês Chelsea, pelo gol decisivo no final do jogo.

Já nas redes sociais em geral, houve também muita “zoação”. Mal havia acabado o jogo e apareceram montagens com artistas, personalidades políticas e atletas.

O mais alvejado pelas críticas bem humoradas foi o jogador Marcelo, autor do primeiro gol da Copa, contra, ele foi homenageado pelos torcedores com montagens das mais diversas.



Outra personagem alvejada pelos internautas foi a presidenta Dilma Rousseff, que foi “homenageada” pela torcida durante várias ocasiões na partida entre Brasil e Croácia.


 O trio da abertura também não escapou da sátira e foram comparados com desenho animado infantil. Criatividade, hein?



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: