12/02/14

Home office: 7 dicas para ter sucesso e ser seu próprio chefe.


Assim como tudo na vida, trabalhar em casa tem seus benefícios e também seus desafios

Quando se fala em home office logo se pensa em comodidade, poder acordar na hora que bem entender, não ter horário fixo, não precisar bater ponto e muito menos ficar dando satisfações ao chefe a todo momento.

Sim, isso tudo é ótimo e, para alguns um sonho profissional, mas de antemão já vou avisando que é preciso ser uma pessoa muito disciplinada para conseguir alcançar suas metas diárias

Um dos fatores que mais impedem a concentração no dia a dia dentro de casa é a rotina, já que quando estamos em casa queremos nos sentir confortáveis e de hora em hora aparece algo diferente para se fazer.

Há muitas distrações, como por exemplo a televisão, a geladeira, a cama que vez ou outra insiste em ficar chamando o seu nome, o sofá confortável ou até mesmo os problemas diários. 

Diante todos estes fatores fica claro que ser disciplinada é primordial, sem essa característica é praticamente impossível ser bem sucedido no home office, conheça agora algumas dicas que vão ajudar quem está começando agora ou quem tem sonha em poder realizar suas tarefas em casa:


Programe sua rotina

É preciso entender que o fato de estar em casa não significa poder ficar relaxando o tempo todo, não há um chefe observando sua produtividade, mas seus resultados vão demonstrar se você se empenhou ou não.

Defina um período que você rende mais para trabalhar, é claro que isso só será possível se seu trabalho lhe der o direito de escolher o horário em que deseja trabalhar, se não for interferir no trabalho da equipe, escolha o que for melhor para você.

Se você rende mais pela manhã e prefere ficar livre à noite, ao acordar siga a mesma rotina de quando você trabalhava no escritório, tome um banho para renovar as energias, faça seu café da manhã e vista uma roupa para trabalhar. Não é preciso nada social, vista uma roupa confortável, mas nunca fique de pijamas, dessa forma seu corpo fica preguiçoso.

Há uma linha tênue entre o trabalho e a folga dentro de casa que consegue confundir as coisas rapidamente, se atente às suas obrigações, priorize o que realmente é importante.


Monte seu local de trabalho

Não dá para trabalhar na cama, no sofá ou na mesa da cozinha. Lembre-se da linha tênue, separe um local para uma mesa de escritório, uma cadeira confortável e todos os itens indispensáveis para o trabalho: computador, canetas, blocos de anotações, papéis, uma boa conexão de internet e o que mais precisar.

Uma boa iluminação e ventilação são essenciais para o seu desempenho. Caso não tenha um local específico para trabalhar, como por exemplo um escritório, escolha um local mais reservado da casa para ter mais privacidade.

Este espaço precisa ser confortável para que você possa trabalhar melhor e com qualidade. Pesquise antes de sair comprando para não gastar dinheiro à toa, existem cadeiras de escritório super confortáveis com preços mais acessíveis.


Planeje o seu tempo

Após ter definido seu horário de trabalho, faça o possível para sempre seguí-lo, isso é ter disciplina

Quando estamos em casa surgem muitas outras atividades que parecem ser mais importantes que o trabalho, às vezes acontecem uma inversão de prioridades, por isso se mantenha focado em suas obrigações

Deixe o lazer e os afazeres da casa para depois.


Faça uma lista

Antes de começar a colocar a mão na massa defina quais são as tarefas mais importantes do dia, primeiro do trabalho e depois as de casa. 

Use uma agenda ou um bloco de anotações para se organizar melhor e não precisar ficar relembrando o que vem depois.


Crie regras

Deixe claro para as pessoas que moram com você, seja seu marido, namorado ou filhos, que quando você estiver trabalhando não poderá ser interrompida por qualquer motivo. 

Sua família precisa entender que sua rotina mudou, seu trabalho mudou de lugar e foi transferido para a sua casa, portanto não significa que por estar em casa está de folga.

Quando estiver na mesa se concentre em seu trabalho e não ao que acontece ao redor, uma boa maneira de conseguir de conseguir isso é usando o bom e velho fone de ouvido. 

Escolha uma boa música e coloque de fundo, estudos afirmam que a música ajuda na concentração e aumenta a produtividade.


Se organize

Se você não tem uma pessoa para te ajudar nas tarefas domésticas, você mesma terá que fazê-las. 

O almoço, as louças, as compras e tudo mais precisarão ser planejados, vá ao supermercado no fim de semana e prepare comidas fáceis e rápidas para não gastar muito tempo na cozinha e acabar se cansando. 

Uma outra opção é comer em uma restaurante próximo ou pedir comida.


Se desconecte

As redes sociais estão presentes em todos os momentos da nossa vida, mas no trabalho as notificações a todos instante podem atrapalhar e muito na produtividade. Se a cada som de notificação de mensagem você se der ao direito de verificar ou até começar uma conversa com alguém, ao final do dia você não terá rendido como deveria.

Deixe seu WhatsApp no silencioso, saia do Facebook, do Gtalk ou do Skype porque as conversas rendem e o tempo passa muito rápido, quando você se der conta já se passaram uma hora de inatividade. 

Se o e-mail for necessidade básica, deixe-o aberto e verifique de tempos em tempos.


Não esqueça de se relacionar

Em casa não há colegas de trabalho e, por mais que você reclame das pessoas mal humoradas que conviviam com você no escritório, acredite, um dia eles farão falta. 

Ficar em casa todos os dias sozinha não é bom para ninguém, o trabalho e os serviços de casa não podem ser suas únicas tarefas do dia. 

Não se esqueça de você, separe um tempo para sair, praticar uma atividade prazerosa e se distrair um pouco!


Essas são minhas 7 dicas! Espero que gostem :) E se você já trabalha home office, compartilhe sua experiência conosco!


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: