07/01/14

Pesquisa levanta dados do comportamento mobile no Brasil



Um levantamento da Mobile Marketing Association (MMA) revela alguns hábitos dos usuários de smartphones para munir marcas de informação estratégica acurada

Compras pelo celular, momentos de uso do aparelho, aplicativos, navegação. Tudo isso foi explorado na mais recente pesquisa lançada pela Mobile Marketing Association, encomendada a Nielsen. O objetivo da pesquisa é o mais claro possível: entender cada vez mais o real comportamento e os principais hábitos do consumidor na esfera móvel – em detalhes. “São esses detalhes que darão ao anunciante uma condição estratégica muito mais favorável na hora de incrementar suas campanhas”, diz Fabiano Destri Lobo, Diretor da MMA para América Latina.  “Em que momento seu consumidor está navegando pelo celular? O que ele busca quando acessa seu aparelho? Quais os aplicativos que mais usa e quando usa? Respondendo a essas perguntas, vamos munir as marcas com informações para que elas tomem decisões objetivas”, afirma.



Comunicação individual e certeira


Lançar campanhas que envolvam os dispositivos móveis já faz parte da realidade da maioria das marcas, já que os números de penetração dos smartphones e do acesso à internet pelo celular cresceram exponencialmente nos últimos anos. “Mesmo sabendo que se comunicar com o consumidor pelo canal mobile é fundamental, as marcas ainda traçam caminhos desconhecidos e é este o momento de captar o máximo possível de informação”, afirma Fabiano. “Cada marca deve conhecer o seu público específico dentro dessa população explorada na pesquisa da MMA, para traçar formatos de engajamento certeiros, já que o celular é o objeto mais individual que existe”.




Momentos


Seguindo a premissa e o próprio slogan da MMA: “Every moment is mobile” (todo momento é móvel), a pesquisa buscou informações sobre os momentos em que os consumidores utilizam mais seus celulares:

- 55% utilizam em momentos de espera (médico, trânsito ou cinema)
- 47%, antes de dormir
- 36% logo após acordar
- 24% usam o aparelho enquanto assistem à TV
- 21% quando estão no banheiro
- 19% enquanto trabalham
- 19% na faculdade
- 16% durante as refeições

O estudo destaca que conhecer todos estes dados pode ajudar as empresas a lançar campanhas que envolvam ainda mais a utilização de aparelhos móveis, já que o acesso à internet através desses produtos cresceu rapidamente nos últimos anos. “Realmente, todo momento é móvel. Estar no mobile é estar presente em todos os momentos do seu consumidor, ou seja, imprescindível”, reafirma Fabiano.



Usabilidade em Números


O smartphone é a principal forma de acesso à internet para 25% dos usuários.

Navegador ou aplicativo? Entre outras informações sobre essa comparação, a pesquisa revela que:

- 40% consomem notícias por meio de navegador
- 10% consomem notícias por aplicativo
- 24% consomem por ambos (navegador e aplicativo)
- 40% jogam games por aplicativos,
- 11% jogam games no navegador
- 13% jogam games por ambos (navegador e aplicativo)
- 35% entram em redes sociais por aplicativos
- 19% entram em redes sociais por navegador
- 31% entram em redes sociais por ambos

Facebook sai na frente como a principal ferramenta mobile de relacionamento, tendo 94% dos usuários.

Whatsapp vem em segundo lugar, com 53%.

Instagram com 36%.

Ainda aparecem empatados o Skype e o Twitter com 35%.

Onde estou? Localização é a segunda ferramenta mais utilizada pelos usuários: 50%. A primeira são as notícias, com 54%. Música aparece em terceiro com 38%.



Comportamento em números


24% dos usuários de smartphones usam o aparelho quando veem TV.

Compras pelo smartphone já se tornaram hábito: entre setembro e outubro, 

- 13% dos donos de smartphone compraram pelo aparelho.
- Destes, 26% adquiram roupas ou calçados, e, 27% compraram ingressos.
- 37% admitiram que já deixaram de comprar em uma loja física após consultar o preço pelo smartphone 
- 22% visitaram uma loja física por influência de uma propaganda vista no aparelho.

Essa e outras pesquisas realizadas pela MMA ganham versões estendidas compartilhadas com seus mais de 700 membros em todo o mundo. “Nosso programa de educação com as palestras em empresas também levanta resultados de pesquisas locais e globais. Mas no fim das contas, o que precisamos, além desses números, são lideranças engajadas no mobile. Já não tem mais volta para as empresas e marcas. Todos precisam ter presença móvel, ou não farão parte do dia a dia de seus clientes”, finaliza.

"Mesmo sabendo que é fundamental se comunicar com o consumidor pelo canal móvel, as marcas ainda traçam caminhos desconhecidos, e é este o momento de captar o máximo possível de informação. Cada marca deve conhecer o seu público específico para traçar formatos de engajamento certeiros, já que o celular é o objeto mais individual que existe", explica Destri.




Sobre a Mobile Marketing Association


A Mobile Marketing Association (MMA) é a Associação global que tem como objetivo fomentar o crescimento do Marketing Mobile no mundo e suas tecnologias. A MMA quer derrubar os obstáculos para o desenvolvimento desse mercado, estabelecer orientações e melhores práticas para mídias mobile, educando o mercado para o uso dos canais móveis.  Os mais de 700 membros representam mais de 40 países ao redor do mundo. O escritório central da MMA está localizado nos EUA e suas unidades regionais incluem América do Norte, Europa, América Latina e Ásia. www.mmaglobal.com


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: